O ano de 2014 foi de estabilidade no ramo da construção civil. Mas apesar da estagnação econômica que o país enfrentou, o setor registrou um crescimento de 7,4% no ano em Bento Gonçalves. O fato foi comemorado pelos empresários e, além disso, também trouxe boas expectativas para 2015.

O presidente da Associação das Empresas de Construção Civil da Região dos Vinhedos (Ascon Vinhedos), Diego Panazzolo, comenta que, primeiramente, era previsto um ano de 2015 marcado pela estabilidade econômica. Porém, o crescimento surpreendeu os associados e ele acredita que isso deverá se repetir neste ano. “Acreditamos que o ano de 2015 será de ajustes econômicos e somente após esses ajustes é que poderemos compreender melhor o que ocorrerá no próximo ano. Até o momento, pode-se dizer que as expectativas são de estabilidade, o que também foi previsto para 2014. Entretanto, para surpresa de muitos e para o estímulo da economia de Bento Gonçalves, o Censo Imobiliário 2014 mostrou que, apesar das promessas de estagnação, o setor da construção civil registrou acréscimo de 7,4% nas vendas, gerando boas expectativas para o próximo ano”, comenta.

Para Panazzolo, o ano passado foi marcado por trabalho, desafios e inovações dentro da associação. Ele avalia que todo o esforço rendeu resultados positivos à entidade e ao associado e cita o projeto Menor Aprendiz como a grande conquista do período. O projeto consiste na realização de um curso voltado para jovens de 16 a 22 anos, para qualificá-los na área da construção civil. “O ano de 2014 foi de muito trabalho, de desafios, mas também de momentos gratificantes, graças ao êxito de eventos já tradicionais, como visitas técnicas, palestras, o Meeting da Construção e a divulgação do Censo Imobiliário. O início do projeto Menor Aprendiz, planejado desde 2013, também foi uma grande conquista no sentido de formar mão de obra qualificada”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 3 de janeiro.