O final de semana mais esperado pelos tradicionalistas de todo Estado está chegando. A grande final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), ocorre a partir de sexta-feira, 15, e segue até o domingo, 17, com a realização das provas artísticas, divididas em 23 modalidades, envolvendo mais de quatro mil artistas amadores de todas as regiões do Estado.

De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a edição de 2019 deve receber um público superior a 50 mil pessoas durante os três dias de evento. As apresentações acontecem em 10 palcos no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Por ser feriado nacional, a abertura oficial do maior festival de arte amadora da América Latina acontece às 16h no Ginásio Poliesportivo e Cultural, com a apresentação artística dos grupos de Dança – Campeões do ENART Pré-Mirim, Mirim e Juvenil de 2019. Às 18h, é a vez do CTG Rancho da Saudade, campeão da edição do Enart 2018, realizar o show de abertura. A partir das 19h, iniciam as eliminatórias da modalidade Danças Tradicionais “Força A e Força B”.

Para chegar a grande final, os grupos de danças e artistas das modalidades individuais foram escolhidos a partir das etapas eliminatórias regionais e inter-regionais durante o ano. Da 11ª Região Tradicionalista, as invernadas dos municípios de Carlos Barbosa e Cotiporã concorrem nas danças da categoria Força B. Além disso, Bento Gonçalves também estará representado com a participação de concorrentes em concursos individuais que envolvem chula, gaitas (de piano, de botão até oito baixos, de botão mais de oito baixos, de boca e bandoneon), violino ou rabeca, violão, viola, conjunto instrumental, conjunto vocal, solista vocal, trova galponeira, declamação, pajada, concurso literário gaúcho, causo gauchesco de galpão e danças gaúchas de salão. Os municípios de Farroupilha e Caxias do Sul, pertencentes à 25ª R.T. também estarão representados nas modalidades de danças e individuais.

Em paralelo ao festival, no sábado acontece a 20ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha, no pavilhão 3 do parque, com a participação das 30 Regiões Tradicionalistas do MTG. A exposição estará aberta ao público das 16h às 20h. As prendas e peões apresentarão as pesquisas e atividades culturais desenvolvidas sob a coordenação dos Departamentos Culturais.

Confira a relação de participantes da 11ª R.T. na Final do Enart

Danças Tradicionais Força B

CTG Trilha Serrana – Carlos Barbosa – Bloco 2
CTG Pousada dos Carreteiros – Cotiporã – Bloco 5

Violão

Leonardo Sassi Ribeiro – CTG Herdeiros da Bombacha – Bento Gonçalves

Intérprete Solista Vocal Masculino

Lucas Contini – CTG Paisanos da Tradição – Bento Gonçalves

Intérprete Solista Vocal Feminino

Josiane De Carli – CTG Paisanos da Tradição – Bento Gonçalves

Danças de Salão

Rangel Rottoli e Aline de Borba Spadini – CTG Trilha Serrana – Carlos Barbosa

Gaita Piano

Dener Gustavo Breda – CTG Pousada dos Carreteiros – Cotiporã
Wesley Canal Grolli – CTG Trilha Serrana – Carlos Barbosa

Declamação Masculina

Flávio Soccol – CTG Gaudério Serrano – Bento Gonçalves

Declamação Feminina

Ediane Marcolin Vicenzi – CTG Sinuelo da Serra – Garibaldi

Causo

Saul Florisbal Kleinowski – CTG Trilha Serrana – Carlos Barbosa

Violino ou Rabeca

Vinicius Baldi Rodrigues – CTG Laço Velho – Bento Gonçalves

Confira a ordem completa de apresentação das Danças Tradicionais FORÇA A, clicando aqui.

Confira a ordem completa de apresentação das Danças Tradicionais FORÇA B, clicando aqui.

Confira a ordem completa de apresentação das Modalidades Individuais, clicando aqui.