A Associação Riograndense de Proteção Animal (Arpa) flagrou, após denúncia anônima de que a água do Arroio Barracão, que abastece o município de Bento Gonçalves, estava com uma coloração escura. O fato ocorreu no sábado, 15, por volta das 9h, quando o fiscal da Arpa, Jorge Luis Acco se deslocou ao local, em uma propriedade rural, na linha Sertorina, onde constatou que o proprietário do local estava realizando a abertura e limpeza de açudes.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), ao chegar no local, a fiscalização da Arpa constatou que estavam sendo realizados os procedimentos de abertura de um novo açude e a limpeza de outro já existente. No entanto, o local é considerado área de preservação permanente, pois por ali, passa um curso de água que abastece a captação para o município de Bento.

Conforme a ocorrência, o fiscal da Arpa, Jorge Luis Acco, verificou também que do local foi retirada parte da vegetação nativa existente. Acco também constatou que no terreno já havia sido realizado serviços de terraplenagem.