Uma ação da Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa) apreendeu armas, utensílios de caça e carne de animais silvestres no município de Coronel Pilar. A ação ocorreu na tarde de quinta-feira, 26, na localidade de Linha Alegre, área rural do município, e contou com a participação da Polícia Civil de Garibaldi e da Inspetoria Veterinária Estadual. Um homem foi preso e deverá responder por crime ambiental, posse irregular de arma de fogo e maus tratos a animais.

Conforme o fiscal da Arpa, Jorge Acco, foram apreendidas três armas de caça, sendo duas calibre .12, e outra calibre .28. Também foram recolhidos cerca de 15 kg de carne de animais silvestres, proibidos para o abate, pele de quati – animal em extinção – e diversos equipamentos de caça, como redes, tarrafas e armadilhas.

No local, também foram encontrados cinco cachorros, que estavam em condições de maus tratos. Um deles, conforme Acco, estava cego de um olho. De acordo com o fiscal, os animais serão tratados pelo veterinário que acompanhou a ação. O indivíduo indiciado será responsável pelo custeio do tratamento dos animais.

De acordo com Acco, o local já havia sido alvo de ação da Arpa, na qual o proprietário foi instruído e notificado pelos maus tratos. No entanto, como as denúncias se repetiram, foi feito o pedido pelo cumprimento do mandado de busca e apreensão.