Espaço inédito reunirá 40 empresas, que podem se inscrever para a seleção até 28 de fevereiro

Soluções inovadoras ligadas à gestão ambiental estarão à disposição dos visitantes da Fiema Brasil 2020 (14 a 16 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves) graças a uma iniciativa inédita apresentada durante a nona edição da feira: a Arena de Startups. O projeto reunirá 40 empresas trazendo inovações ligadas à temática ambiental e, também, áreas de apoio. Durante os três dias da feira, as startups exibirão suas soluções apresentando seus cases de inovação em pitches diários em um espaço exclusivo – e de acesso gratuito, aberto ao público.

“O projeto é uma oportunidade para a geração de negócios, colocando ao alcance dos visitantes soluções inovadoras para tratar das questões ambientais em suas empresas, e também para a promoção do conhecimento, propagando ideias criativas e novas formas de pensar a temática do meio ambiente dentro das corporações”, diz Carolina Pereira, engenheira ambiental e uma das coordenadoras da Arena de Startups.

Como participar

As startups interessadas em participar da arena na Fiema Brasil 2020 têm até o dia 28 de fevereiro para se inscrever gratuitamente. Basta preencher uma ficha cadastral contando a trajetória da empresa – histórico de participação em feiras e programas de aceleração, abrangência e produtos e serviços oferecidos, por exemplo. Os candidatos às 40 vagas disponíveis passarão por um processo seletivo, conduzido pela comissão organizadora do projeto dentro da feira. O primeiro critério será a política de segmentos estabelecida para a participação: por ser uma feira voltada ao meio ambiente, 50% das vagas serão destinadas a startups que apresentem soluções no setor ambiental, enquanto a outra metade dos espaços será preenchida por empresas de segmentos variados. A partir disso, a Fiema elencará os seguintes critérios para classificação: ordem de recebimento das fichas de inscrição, validação do produto, maior número de participação em feiras e programas de aceleração e volume de clientes.

Os interessados devem acessar o site www.fiema.com.br e clicar na aba da ‘Arena de Startups’ para obter mais informações e preencher a ficha de inscrição. O resultado da seleção deve ser divulgado na primeira semana de março. Os selecionados participarão gratuitamente do espaço: a Fiema oferece o estande, com montagem do espaço e diversas facilidades de infraestrutura.

Inspiração para empreender com sucesso

Exemplos inspiradores de como boas ideias podem se transformar em rentáveis negócios aparecem entre os expositores da Fiema Brasil. Criada há cinco anos, a startup Meu Resíduo se tornou uma empresa há dois, graças ao desenvolvimento de um software integrado que disponibiliza rastreabilidade e transparência das ações executadas por cada um dos atores envolvidos no gerenciamento de resíduos.

Além de expor na feira pela terceira edição, em 2020 exibirá seu case para inspirar as startups participantes da Arena. A Meu Resíduo participará de um painel dentro da programação contando como a constante inovação elevou a então startup à alcunha de empresa. “Atualmente, já estamos com o software instalado em 11 Estados brasileiros e uma versão em espanhol adaptada para uma empresa do México. Isso nos mostra o quão importante é buscar se reinventar e apresentar novas e boas soluções ao mercado”, pontua o idealizador da iniciativa, Alison Mann. A plataforma já participou de programas de aceleração de renome nacional – como o recrutamento da Ambev e o InovAtiva Brasil, um dos maiores do país.

Durante a apresentação, a Meu Resíduo também falará sobre o projeto de pesquisa EcoMind, um aplicativo que visa mapear os ecopontos espalhados pelo país com base em dados fornecidos pelos poderes públicos municipais – o que reitera o instinto de sempre buscar inovação. “Feiras como a Fiema, dando esse espaço para quem está iniciando, se tornam essenciais para que as startups validem seus projetos e captem novas ideias. Foi assim que a Meu Resíduo se desenvolveu e vem crescendo cada vez mais”, reforça.

Fonte: Ascom Fiema
Foto: Ana Cris Photo