A escrita em letra cursiva na fase da alfabetização gera uma expectativa muito grande nos pais e nas crianças, mas por que iniciar o processo de reconhecimento de vogais e consoantes pela letra bastão?

Na fase de alfabetização a criança está desenvolvendo a motricidade e a letra do tipo bastão é mais fácil para se adequar neste momento, pois os caracteres são individuais e podem ser escritos um após o outro. Os rabiscos começam a se endireitar e formar letras. Segundo Emília Ferreiro, começar a alfabetização com letra bastão é uma tentativa de respeitar a sequência do desenvolvimento visual e motor da criança.

Além disso, antes mesmo de serem alfabetizadas, as crianças já possuem contato com as letras de imprensa em jornais, na televisão, em livros, gibis. Elas não conseguem ler, mas ficam na memória visual delas. A percepção da letra bastão é mais rápida e fácil do que da letra cursiva. No entanto, é importante trabalhar com a cursiva, assim que a criança se habituar a bastão.

Ensinar a letra cursiva é um processo que requer cuidado, calma e atenção para não estressar a criança. O trabalho deve ser iniciado através do lúdico. O professor deve ensinar cada letra individualmente e ter um olhar cuidadoso para que a criança faça o movimento correto de cada letra. É importante que a criança sinta o movimento da letra em texturas diferentes como tinta, lixa, areia.