Além dos aparelhos, local conta com a presença de um vigilante para monitorar o templo na área central da cidade

Desde o sábado, 7 de dezembro, fieis e turistas que frequentam a Igreja Matriz Santo Antônio podem visitar com tranquilidade e segurança. Vinte e cinco câmeras de monitoramento estão instaladas no interior do prédio, no pátio e na secretaria paroquial, com monitoramento realizado por uma empresa privada durante as 24 horas, garantem a segurança. Além disso, um vigilante permanece no local diariamente, em período de teste por 30 dias, também iniciado no sábado, das 16h às 22h.

Tal medida visa evitar as abordagens que vinham ocorrendo por meliantes que não respeitam nem mesmo a Casa de Deus. “É um investimento alto, que há três anos vinha sendo estudado e implantado gradualmente, dentro das possibilidades”, ressalta o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana.

O pároco destaca que todas as grandes cidades já têm monitoramento nas igrejas, o que acabou se tornando normal, e que em algumas delas, há até mesmo guarda um 24 horas. “Só estava aguardando o momento, organizando as finanças, para finalmente chegar à concretização do sistema”, disse o Padre.

De acordo com o religioso, este pode ser um caminho sem volta. “Infelizmente não vemos uma luz no fim do túnel quando falamos em segurança. Temos que nos adaptar à realidade. Não podemos pensar que a criminalidade vai acabar. Muito pelo contrário. Não podemos ser pessimistas, nem otimistas. Temos que ser realistas”.

Fieis aprovam

Sentirem-se seguras dentro da igreja era o anseio das fieis Anita Dal Mas e Juraci Rubbo. “Estamos muito felizes com a iniciativa, porque às vezes sentíamos medo, quando entravam pessoas que se notava que tinham más intenções. Sempre procuramos segurar a bolsa, colocar em frente aos nossos pés, mas, mesmo assim, corríamos o risco de sofrer um assalto. Nunca se sabe. Os bandidos não medem o que estão fazendo, nem aonde”, disseram as amigas.

Silvio Capitanio vai à igreja com frequência para refletir e vê a ação de monitoramento como muito positiva. “Ouvi relatos de pessoas que vêm aqui fazer suas orações e sofreram ameaça em troca de esmola. Os registros foram de quatro amigos diferentes, isso quer dizer que era, de certa forma, comum a ocorrência. Eu mesmo já fui abordado, mas nunca ameaçado. A maioria das vezes, por menores, cujos pais aguardam na área externa, à espera do dinheiro. Quando pude, até colaborei. Sei de muitos cidadãos que têm medo de vir aqui, até evitam de frequentar o local”, pontua.

Lígia Tres é outra fiel que vai bastante à igreja realizar suas orações e ficou muito feliz com a notícia. “Com segurança nos sentiremos melhor, mais à vontade, pois aqui, além de fazermos nossas orações, podemos, muitas vezes, parar para descansar. Estando com as portas abertas e com esta vigilância, certamente ficaremos menos amedrontados”, disse.

Funcionária da Livraria Paroquial há cinco anos, Ana Rossatto também aprova a iniciativa. “Me sinto mais segura, até mesmo mais leve. Parece que nossa tensão diminui quando sabemos que estamos recebendo este cuidado.

A contratação do guarda também foi uma ideia fantástica, pois tanto a comunidade local quanto os turistas têm até as 22h para visitar a igreja, o recanto, o presépio”, ressalta.

Cercamento

Além das câmeras e do vigilante, para 2020 o Padre relata que será instalada uma cerca em frente ao pátio com acesso à Marechal Deodoro, com projeto arquitetônico aprovado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac).

Na saída do estacionamento, pela Rua Assis Brasil, já está instalada cerca elétrica, tudo visando garantir a segurança dos frequentadores do local. “As pessoas precisam se sentir seguras, garantir seu direito de ir e vir com tranquilidade. Ocorreram alguns incidentes também no pátio, como pequenas batidas entre veículos estacionados, o que causa transtornos para os que sofrem com o dano e não têm a quem recorrer. Por isso também investimos nas câmeras no estacionamento”, frisa. O Padre, que complementa: “A Igreja Santo Antônio já é uma referência no que diz respeito ao auxílio à comunidade carente, por isso, sempre temos um grande número de pessoas circulando em nossos espaços, tanto as que vem trazer doações, quanto as que vem buscar. E esta é mais uma preocupação nossa, visando proteger estas pessoas”, sustenta.

O turismo é outro ponto ressaltado pelo religioso, que quer que a edificação se torne um atrativo no Centro da cidade, com a expansão do horário de permanência ao acesso. “A fé leva milhares de pessoas a visitarem santuários em todo o mundo. Conosco não pode ser diferente. Queremos manter nossas portas abertas para receber os fiéis, os turistas, e oferecer para eles uma estada de paz dentro deste belíssimo espaço”, finaliza.

Cercamento do largo

Com projeto desenvolvido pela arquiteta Eliana Romagna, o cercamento frontal no Largo Santo Antonio se faz necessário por questões de segurança, principalmente em função das ocorrências de episódios de invasão no espaço, colocando em risco os que ocupam o imóvel da mitra. O local será fechado diariamente à noite, e aberto pela manhã.

O desenho foi pensado para remeter uma linguagem com os símbolo do Padroeiro do Município, Santo Antônio. Os nós do cordão das vestes, um trabalho em “S” de Santo e o lírio, flor carregada pelo Santo. As pontas terão lanças e nós estilizados.