A prefeitura de Bento Gonçalves informou, na segunda-feira, 5 de fevereiro, que o Espaço Bento Pet, destinado às ações de bem estar animal do município, vai passar por reestruturações. Entre as mudanças está a saída da coordenadora do órgão, Michele Segatto. Entre os serviços que ainda estão paralisados e aguardam contratação de profissional está a Unidade Móvel de Urgência e Emergência (Samu Pet). Em nota, a prefeitura informou que após a contratação de uma veterinária responsável pelo espaço, o serviço deve ser retomado nas próximas semanas.

Entre os serviços oferecidos pelo setor está a castração de cães e gatos. No ano passado, mais de 1,6 mil animais passaram pelo procedimento. No primeiro mês de 2024, o número de castrações chegou a 25.

Para utilizar os serviços do Departamento de Bem Estar Animal, o cidadão deve entrar em contato com o Bento Pet através do WhatsApp, e a equipe do departamento pede documentação do solicitante, a folha resumo do CadÚnico e foto dos animais que deseja cadastrar para castração.

Em tese, uma semana antes do procedimento, a equipe entra em contato com o tutor passando as recomendações e solicitando a confirmação para o dia da castração. No dia estipulado, o animal deve ser levado até o departamento, onde a clínica que realiza o procedimento busca o cão ou gato no local e devolve no dia seguinte. Após o procedimento o tutor recebe o animal no Bento Pet, com as orientações para o pós- operatório.

Informações e agendamento sobre a castração (animais de famílias do cadastro único), é preciso entrar em contato pelo (54) 99274.4262 ou no 30557115.

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves / Divulgação