O trabalho de desmonte das rochas que ameaçam cair no trecho da ERS-122, entre os municípios de Farroupilha e São Vendelino deve iniciar nesta terça-feira, 19. A decisão foi tomada após uma reunião realizada na segunda-feira, 18, pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a empresa Ecopav, responsável pela manutenção da via. A operação deve iniciar por volta das 11h, na altura do quilômetro 43, com a presença de uma equipe técnica.

Conforme o Daer, o desmonte das pedras será realizado através de uma máquina que derrubará o material que está em cima da encosta. Após a derrubada, a equipe deverá estudar a possível detonação das rochas.

Mesmo com o avanço dos processos, ainda não há previsão de liberação do trânsito, que segue bloqueado desde o dia 4 de novembro, quando as fortes chuvas provocaram o deslizamento de terra e pedras sob a via.

De acordo com o diretor-geral, Sívori Sarti da Silva,  “É uma operação que exige muita cautela, porque estamos falando em vidas. E é nelas que precisamos pensar em primeiro lugar, apesar de considerarmos a importância da ERS-122 para a mobilidade rodoviária e economia regional”, destaca.

Para desviar o trecho, os motoristas devem acessar Bento Gonçalves, tanto no sentido Caxias do Sul quanto Porto Alegre. Já quem estiver em São Vendelino pode utilizar a ERS-446 no acesso a Bento Gonçalves e passar pela BR-470 e RSC-453 até Farroupilha. Os usuários que estiverem em Farroupilha podem realizar o caminho inverso, passando por Bento Gonçalves e acessando a ERS-446, em Carlos Barbosa, até a ERS-122, em São Vendelino.

Foto: Divulgação DAER