Informação foi confirmada pelo próprio ministro, Abraham Weintraub, em sua conta pessoal no Twitter; saída ocorre após desgastes entre ele e membros do STF

Abraham Weintraub, anunciou sua saída do comando Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira, 18. A informação foi confirmada pelo próprio gestor, em seu perfil no Twitter. A decisão ocorre após desgaste entre Weintraub e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com as primeiras informações, a troca de comando da pasta já era dada como certa desde domingo, 14, quando Weintraub participou de uma manifestação em Brasília, atacando novamente os ministros do STF. A situação já era considerada delicada desde a divulgação de um vídeo da reunião ministerial, ocorrida em 22 de abril, quando Weintraub chamou os integrantes da suprema corte de “vagabundos”, sugerindo que eles fossem presos. A fala gerou críticas de ministros da Corte e de parlamentares.

Em maio, durante uma operação da Polícia Federal sobre o inquérito das fake news, o agora ex-ministro criticou a postura do órgão na condução da ação.

Em sua rede social, Weintraub agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro, ao qual chama de “o melhor presidente do Brasil”. Ele deixa o comando do MEC, um ano e dois meses após assumir o cargo.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil