Depois de um final de semana com temperaturas abaixo de zero em diversas cidades do Rio Grande do Sul, as temperaturas no início desta semana deverão sofrer leve elevação. A massa de ar polar que estava sob o estado deve perder força ao longo da semana. No entanto, os termômetros ainda vão registrar temperaturas negativas em algumas regiões do estado. No domingo, 7 de julho, a cidade gaúcha de Pinheiro Machado registrou recorde na temperatura negativa, registrando -8ºC. A neve apareceu em oito cidades entre a sexta-feira, 5 e o sábado, 6: Cambará do Sul, Gramado, São Francisco de Paula, Riozinho, Pelotas, Canela, São José dos Ausentes e Pinheiro Machado. Em Bento Gonçalves, a mínima chegou a -2,6ºC, com sensação de -9,8ºC.

De acordo com os institutos de meteorologia, a previsão é de que na tarde desta segunda-feira, a temperatura sofra elevação, devido a presença do sol, sem chances de chuva em todo o Rio Grande do Sul. Conforme a Somar Meteorologia, as máximas hoje não ultrapassam os 19ºC.

A elevação da temperatura segue na terça-feira, 9, com o tempo firme, provocando a perda de força da massa polar, não devendo mais causar registros negativos. A expectativa é de que nos próximos dias o tempo seco e o frio intenso percam força, além da chegada de uma possibilidade de chuva em algumas regiões do estado a partir de sexta-feira, 12, quando a previsão é de que os termômetros passem dos 20ºC.

Na Serra Gaúcha, o tempo nesta segunda-feira deve permanecer firme com a presença de geadas pela manhã em cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e municípios da região, com temperaturas que não deverão passar dos 14ºC ao longo do dia.

Foto: Diego Tonet / Flores da Cunha