Em comunicado divulgado na tarde de quinta-feira, 22, Fundação Cultura e Arte – PROARTE comunicou que a 32ª Feira do Livro de Carlos Barbosa não terá mais patrono. Até então, Ivanir “Boca” Migotto, havia sido confirmado o homenageado do evento. No entanto, críticas e ofensas à escolha do nome do escritor nas redes sociais, motivaram Migotto a emitir comunicado oficial, informando sobre a desistência. ser o patrono da “ 32ª Feira do Livro” de 2024.

Segundo o artista, a situação começou a tomar outros rumos após a divulgação do seu nome para compor o evento. Em uma “Carta aberta”, ele explicou os motivos reais de sua saída. “Infelizmente, a divulgação do meu nome parece ter causado uma onda de protestos de ódio e rancor entre os bolsonaristas e/ou radicais de direita que não aceitam meu posicionamento ideológico. “Petista” e “comunista”, é este o meu crime, sendo que nunca ao menos me filiei ao PT e, ainda hoje, mal folheei o Manifesto de Marx”, disse.

Ainda, de acordo com Migotto, foram inúmeros os comentários maldosos, considerado por ele, ignorantes, e também direcionados à administração municipal. “Administração, esta, que não é do campo da esquerda, “petista ou comunista”, conforme me “acusam” os nobres cidadãos, mas que mesmo assim teve o carinho de lembrar do meu nome para o patronato deste ano. O que demonstra, inclusive, louvavelmente, que é possível divergir em ideias, sobre diversos temas, sem apelarmos para um ódio cego e tosco que apenas nos envergonha como seres humanos. “Um dos comentários que li, no entanto, abriu a minha mente. Dizia algo como “numa cidade que deu 80% dos votos para o Bolsonaro, é inadmissível convidarem um ‘comunista’ para patrono, que isso seja revisto””, revela.

Mesmo afirmando desconhecer os motivos da decisão de Migotto, a Fundação, idealizadora do evento, emitiu nota lamentando. “A Proarte lamenta, mas compreende a decisão, reiterando a relevância do artista para a cultura barbosense, comunicando que o referido evento, marcado para novembro, excepcionalmente não contará com um patrono”.

Quem é Ivanir “Boca” Migotto?

Graduado em Publicidade, mestre e doutor em Cinema com estudos realizados na Inglaterra e França, Boca Migotto construiu carreira no setor audiovisual, assinando documentários para cinema e séries para televisão, muitos dos quais enfocando tradições da Serra Gaúcha. 

Recentemente, trouxe ao público três livros: “Na antessala do fim do mundo” (2021), “Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre – ou como o cinema imagina a capital dos gaúchos” (2022) e “A Última Praia do Brasil” (2023). Também atua como professor universitário e é graduando em História.

A 32ª Feira do Livro está marcada para o período de 4 a 9 de novembro, no Centro Cultural Mãe de Deus (Salão Paroquial).

.