A semana começou com sol intenso no Rio Grande do Sul, apesar de algumas regiões registrarem nevoeiro. As nuvens mais baixas acabaram se dissipando ao longo da manhã e o sol forte registrou mínima de 13ºC em Bento Gonçalves. Mas a variação de temperaturas será intensa durante toda semana, pois as máximas podem chegar a 28ºC na Capital do Vinho. O clima, segundo os meteorologistas, deve permanecer assim nos próximos dias.

Frio intenso

O começo da segunda quinzena de julho foi marcado pelo avanço de uma intensa massa de ar polar pelo Brasil.

Em consequência, houve queda acentuada da temperatura nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Houve formação de geada em várias localidades das Regiões Sul e Centro-Oeste. O ar frio avançou, inclusive, em parte da Região Norte, configurando o quarto episódio de friagem do ano. 

A massa de ar frio de origem polar já está deslocada para o Oceano Atlântico, mas ainda deixa alguns resquícios pelo país neste final de semana, como baixa umidade relativa do ar no centrossul, nevoeiros no leste das Regiões Sul e Sudeste e temperaturas, ainda baixas, no Sul.

A circulação dos ventos desta massa de ar frio, leva muita umidade para o leste da Região Nordeste, especialmente nos estados de Pernambuco e de Alagoas, favorecendo a condição para chuva no leste destes Estados.

Por outro lado, a massa de ar seco no centrossul do país, começa a ganhar força e pode provocar picos de umidade abaixo de 20%, especialmente em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, noroeste de Minas Gerais, oeste de São Paulo, oeste da Bahia, sul e centro do Tocantins, sul do Pará, sudeste do Amazonas e no leste e nordeste de Rondônia.