O trabalho de perfuração das rochas da encosta na ERS-122, que desmoronou na noite de segunda-feira, 4 de novembro, após um forte temporal que assolou a região, iniciou nesta sexta-feira, 22, após a chegada do maquinário responsável pelo processo. A máquina perfuratriz já foi posicionada no local exato para o início do trabalho.

Devido a instabilidade do terreno, uma equipe da Encopav, empresa responsável pela manutenção da rodovia, fará uma avaliação topográfica da área para ter a exata dimensão da profundidade e da quantidade de furos que serão necessários. Os buracos nas rochas deverão ser realizados em etapas e de forma intercalada com as detonações.

Mesmo com a previsão de chuva para esta sexta-feira, 22, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), confirmou a execução do trabalho. A ação só será interrompida, caso a chuva tome proporções maiores, o que impede a continuidade do processo.

Depois de feitos os buracos e realizada a explosão, o material que cairá sob a rodovia deverá ser retirado, sem previsão de finalização. A expectativa do Daer é de que o trabalho das equipes continue no final de semana. Ao todo, deverão ser gastos cerca de R$ 2 milhões para a liberação do, na altura do quilômetro 43, que liga os municípios de Farroupilha e São Vendelino.