Com a presença do presidente do Consepro-RS (Conselho Municipal de Segurança Pública), Adriano de Bacco, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou por unanimidade de votos nesta segunda-feira, 5 de julho, o Projeto de Lei N° 77/2021, que autoriza o município a firmar um convênio com o Consepro no valor de R$ 126 mil para a criação da sede própria da Força Tática da Brigada Militar.

Com a estrutura, a Força Tática terá a sede física desvinculada do 3°Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas com sede em Bento Gonçalves. Entretanto, o espaço será anexado a atual sede do batalhão, na Rua Teotônio Vilela, no bairro Cohab.

O projeto de autoria do poder executivo ainda na gestão de Guilherme Pasin, teve a liderança do presidente da casa legislativa, Rafael Pasqualotto, que desde o ano passado, vem se reunindo com as entidades de segurança envolvidas neste processo, a fim de achar um caminho.

Foram inúmeras reuniões com o Grupo Renascer da Serra, Consepro, Pelotão de Força Tática e Secretaria Municipal de Segurança. “Esse projeto foi construído através de muitas mãos, e agora com a sensibilidade do prefeito Diogo Siqueira, foi enviado para o Legislativo aprovar. Atualmente, a Força Tática está instalada precariamente nas antigas garagens do Batalhão, num lugar inadequado e inapropriado, para um Pelotão especializado, precisando de uma sede própria com condições e instalações mínimas, para abrigar todo aparato policial, como armamento, munições, alojamento, refeitório e administração, e agora a montagem da estrutura para a Força Tática do 3º BPAT, será realidade”, comemora Pasqualotto.

A Força Tática do 3° BPAT tem a área de responsabilidade territorial que abrangem 25 (vinte e cinco) municípios e mais de 350 mil habitantes, que constituem diversas áreas de importância turística para o Estado do Rio Grande do Sul. Este pelotão atende às ações e planejamento do Comando da Brigada Militar no que tange à especialização das atividades de Polícia Ostensiva e de preservação da ordem, como forma de melhor se inserir nas comunidades, atendendo de forma direta aos anseios sociais.

“A Força Tática por ser um grupo que trabalha em situações diferenciadas, necessita de um espaço com equipamentos mais qualificados. Atualmente, eles ficam em um alojamento no batalhão. A ideia do novo espaço é melhorar as condições de trabalho para eles, onde possam guardar os seus equipamentos e ter uma estrutura mais adequada”, justifica o comandante do 3° BPAT, Luís Fernando Becker.

Foto: Câmara de Vereadores / Divulgação