O general Joaquim Silva e Luna é o novo presidente da Petrobras. A informação foi anunciada na sexta-feira, 19, pelo presidente Jair Bolsonaro, em suas redes sociais. A decisão ocorre após o presidente da República anunciar possíveis mudanças na estatal, depois da alta consecutiva dos combustíveis. Luna assume no lugar de Roberto Castello Branco, que estava no cargo desde janeiro de 2019.

Indicação de Silva e Luna veio depois de seguidos aumentos no preço dos combustíveis.

Uma nota à imprensa foi encaminhada, porém, sem nenhum detalhe dos motivos reais que levaram a queda do ex-dirigente. No documento, apenas a informação de que haveria a mudança.

A Petrobras também encaminhou nota oficial se posicionando sobre a saída de Castello Branco. De acordo com a estatal, um ofício do Ministério das Minas e Energia foi encaminhado à diretoria informando sobre a mudança e solicitando que Silva e Lina seja avaliado pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo.

A Petrobras também esclareceu que Roberto Castello Branco e os demais diretores executivos da empresa têm mandato até 20 de março de 2021.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil