A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) manteve os protocolos sanitários que já vinham sendo adotados desde o dia 19 de maio, porém, pediu aos municípios da macrorregião de Caxias do Sul, que ampliem a fiscalização, em razão do aumento de casos positivos e internações hospitalares. A decisão foi divulgada no sábado, 22, após reunião de gestores.

Seguindo os números estaduais, a região apresentou elevação nos casos positivos. De acordo com o levantamento apresentado, houve aumento de 6,7% na comparação com a semana anterior. O número de internações também preocupa após elevada de 12% em leitos clínicos e 5% em leitos de UTI. Até esta segunda-feira, 24, a taxa de ocupação nos leitos de tratamento crítico está em 89,94%. No domingo, 23, este número estava em 86% e no sábado, o índice chegou aos 90%. No levantamento, o único indicador que apresentou queda foi o de óbitos, com redução de 37% nas últimas semanas.

Em nota, a Amesne aconselhou os prefeitos a ampliarem as medidas de fiscalização, a fim de cumprir os protocolos e normas que visam a prevenção da covid-19. A entidade não descartou a possibilidade de ampliar as restrições nos próximos dias, caso os indicadores apresentem nova alta. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que dois terços dos municípios pertencentes à macrorregião de Caxias do Sul aprovarem as modificações.

Nota oficial da Amesne

“Na tarde deste sábado, dia 22, foi realizada reunião com os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e a região Covid-19, para avaliação do andamento da primeira semana do novo sistema de monitoramento da pandemia do RS e do cenário referente aos casos positivos nos municípios.
Diante dos dois avisos emitidos pelo Estado para a região nos últimos dias e a observância de alta nos casos de pessoas infectadas, a Associação, através do presidente, Fabiano Feltrin, orientou os prefeitos a reforçarem a conscientização quanto aos cuidados, especialmente em ambientes como praças e parques. Além disso, os gestores públicos foram aconselhados a ampliarem a fiscalização e o rigor no cumprimento às normas e protocolos de prevenção à covid-19.
A região optou por seguir os protocolos variáveis do Estado. Caso o município opte por medidas mais restritivas, tem autonomia para isso e pode publicar seu próprio decreto. É necessária aprovação de dois terços dos municípios para modificações via decreto, somente caso haja interesse em tornar as regras regionais mais flexíveis.”