Transtorno. Em Bento Gonçalves, cerca de 18 mil residências ficaram sem água e 6 mil sem energia elétrica

Enchentes, deslizamentos de terra e quedas de pontes foram alguns dos problemas causados pelo temporal que assolou o Rio Grande do Sul nesse final de semana, especialmente a Serra Gaúcha, somente dois meses após a enchente histórica do começo de setembro. Entre as consequências da devastação, em Bento Gonçalves, somente um empresário teve prejuízos de cerca de R$ 10 milhões, três empresas atingidas e oito funcionários demitidos.

Por volta das 8h15min de sábado, dia 18, o empresário Marcondes Carnevali viu suas empresas serem destruídas por um deslizamento de terra no bairro Vinosul, quilômetro 219 da BR-470. A estrada ficou bloqueada até a tarde de domingo, 19. Carnevali conta que desde 2005, quando instalou as empresas no local, nunca havia acontecido algo assim. “Eu tinha seguro no prédio de baixo, mas geralmente seguro não cobre desastres naturais. Na verdade, eu perdi tudo”, diz.

Segundo ele, todas as máquinas da fábrica de tecido foram perdidas, e ainda há 10 empilhadeiras soterradas, da revenda e locação destas máquinas, nos escombros. O empresário lembra que, com a força da água, a terra desmoronou e logo destruiu seu motor-home e empurrou uma camionete, além dos imóveis das três empresas familiares que administra. “Os prédios foram todos perdidos, condenados”, lamenta. Um deles existia há cerca de 50 anos. Além dos prejuízos materiais, oito funcionários serão desligados das empresas.

De acordo com Carnevali, uma das empresas será instalada em Garibaldi, e as outras duas serão desativadas. “Não tem previsão do que vamos fazer, nesse primeiro momento não tem como reconstruir”, relata. O trabalho do empresário agora está sendo desobstruir o acesso às empresas, para que um guindaste possa recuperar o resto das máquinas. “Isso vai desabar de novo, porque lá em cima está tudo rachado, nós fomos olhar”, prevê, sobre novos deslizamentos.

Marcondes Carnvali tem prejuízo de cerca de R$ 10 milhões, três empresas afetadas e oito funcionários desligados. “A gente não acredita na força que tem isso”, lamenta.

Bento em emergência

Na Capital Nacional do Vinho foram cerca de 18 mil casas sem água e 6 mil sem energia elétrica no final de semana. Os estragos levaram a administração municipal a decretar situação de emergência. Foram registrados alagamentos, desmoronamentos, rompimento de tubulação, granizo, bloqueio de ruas, quedas de árvores e barreiras, entre outros. Diversos bairros e os distritos de Faria Lemos, Tuiuty, Vale dos Vinhedos e São Pedro foram atingidos. O decreto, com validade de 180 dias, autoriza a mobilização de todos os órgãos e entes da administração a atuarem nas ações de respostas necessárias para minimizar os efeitos causados pelas chuvas.

Segundo a Corsan e a RGE, equipes seguem trabalhando para normalizar estes serviços, mas ontem, 21, ainda havia muitas residências sem água. Fornecimento de energia foi normalizada na tarde de terça-feira. “Estamos desde sábado de manhã sem nada, veio gente pelo Vale dos Vinhedos nos socorrer. Estamos ilhados, tendo que passar por cima de tudo, barro, árvores”, comenta moradora da Linha Zemith, que não quis se identificar, um dos locais mais prejudicados na cidade.

Equipes da Prefeitura foram até o local na tarde de segunda-feira, 20, e ela comenta que tiveram suas rotinas afetadas antes da chegada dos servidores. “Moro no meio de dois bloqueios. Tínhamos que levar uma idosa para o hospital. As crianças já avisamos na escola que não soubemos quando eles voltam, pois estudam nos Vinhedos e não poderá vir o transporte tão cedo”, diz ela.

RS-431 ficou em meia pista após deslizamento em Faria Lemos

Alterações nas rotas

Equipes da defesa Civil Municipal trabalharam colocaram lonas nas residências, encaminharam as famílias e desobstruíram estradas. No Vale dos Vinhedos, por exemplo, árvores bloquearam parte da RS-444. Até o final desta terça havia bloqueios de estradas, em virtude da queda de barreiras, no interior. Entre Linha Eulália e Vale Aurora o bloqueio é por queda de barreiras. O trânsito na Linha Buratti está interrompido. Na Linha Jabuticaba e Linha Rosário, a população também está sem acesso.

No 40 da Graciema as chuvas causaram estragos por que o Arroio 40 transbordou, inundando estradas e prejudicando o asfalto. Deslizamentos de terra também destruíram parreiras.
Os ônibus tiveram horários alterados. Segundo a empresa Bento Transportes, a linha de Bento para Porto Alegre, no sábado, teve todos horários cancelados devido aos bloqueios nas estradas da região. No domingo à noite o serviço foi restabelecido. O transporte coletivo urbano, em Bento, seguiu normal as suas rotas.

A enchente ainda causou perda de vidas. Pelo menos quatro pessoas morreram, dentre elas um morador de Bento Gonçalves, que foi levado pelas águas do Rio da Prata, entre Vila Flores e Antônio Prado, na manhã de sábado, 18. Luis Antônio Martins, 56 anos, trafegava pela ERS-437 em um automóvel GM Onix, com placas do Município, quando teve o carro arrastado pelas águas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

No 40, deslizamento causou transtorno na estrada

Bloqueios nas estradas

As chuvas deixaram transtornos no trânsito da Serra. A região foi umas das mais atingidas pelo temporal, e ainda há pontos com bloqueios totais na região, e cinco casos de interrupção parcial. Entre os pontos liberados está o quilômetro 202, da BR-470, em Bento, onde houve deslizamento de terra. O trecho do quilômetro 30 da RS-115, em Gramado, também, foi liberado na noite de domingo, 19. Outro local liberado foi entre os quilômetros 0 a 11 da RS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino. Há bloqueio total no quilômetro 13 na RS-431, em Bento Gonçalves em função de queda de barreira

Cascatas se formaram nos paredões de pedra à margem das estradas da região

Escolas têm pátios alagados

Em Bento Gonçalves, o temporal não chegou a atingir o funcionamento das escolas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SMED), foram somente três educandários que tiveram pátios e quadra de esportes alagados. Na EMEF General Rondon, no Barracão, entrou água no pátio devido a obstrução de bueiro. Já na EMI Arco-Íris da Alegria, no bairro Vila Nova II, a calha da cobertura entupiu. Devido a enxurrada, a EMEF São Valentim foi outra prejudicada, temporariamente.

Rio das Antas interrompe estrada para Santa Tereza na RS-431

Região afetada

A Prefeitura de Carlos Barbosa também decretou Situação de Emergência, ainda no sábado, 18. O município registrou queda de granizo, alagamentos, deslizamentos, enxurradas, inundações em imóveis, interrupção de estradas, danos asfalto, entupimento de bueiros, prejuízos em plantações, com situações de riscos ou de difícil reparação. As aulas foram suspensas na segunda e terça-feira, assim como o recolhimento de resíduos recicláveis no interior. Prédios do Executivo foram danificados.

Em Garibaldi, houve alagamentos em diversas áreas da cidade, além de quedas de barreiras e de árvores, no interior. Segundo a Prefeitura, em apenas 12 horas, choveu 153,6 milímetros. Das 18h de sexta-feira até às 8h da manhã de sábado, o volume foi equivalente a um mês de chuvas. Serviços de telefonia e internet dos órgãos públicos municipais (Centro Administrativo, postos de saúde, escolas, entre outros) estão com instabilidade ou fora do ar.

A cidade de Santa Tereza ficou ilhada pelas águas do Rio Taquari e Arroio Barra Mansa. O município de 1,7 mil habitantes viu o nível das águas subir 21,6 metros, apenas dois a menos que na enxurrada do dia 4 de setembro. O principal acesso à cidade pela RS-444 ficou com quase 30 pontos de estreitamento de pista. O município chegou a ficar sem energia e com o abastecimento de água prejudicado.

Em Monte Belo do Sul, todas as estradas tiveram problemas com quedas de barreira. Já na segunda-feira, 20, a Prefeitura conseguiu liberar alguns acessos, porém o trabalho deve seguir até o final da semana. “Se não chover mais acho que a gente consegue limpar tudo. Estamos dando atenção aos acessos às propriedades”, diz o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silvio Cesca.

Pinto Bandeira também registrou estragos nas estradas e acessos as lavouras. De acordo com o prefeito, Hadair Ferreira, o caso mais problemático foi na estrada de acesso do município em direção ao Rio das Antas. “A água levou bueiros, pontes e caiu muitas barreiras”, relata. Servidores estão trabalhando para desobstruir todos os bloqueios.

Carlos Barbosa decreta situação de emergência Foto: Divulgação/Prefeitura

Governador visita à região

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve segunda-feira, 20, visitando municípios atingidos pelas tempestades do final de semana. Em Santa Tereza, o chefe do Executivo gaúcho prometeu que “recursos não faltarão pata reconstruir as cidades prejudicadas pelo fenômeno climático”. Entre as promessas de Leite está a reconstrução da pavimentação asfáltica, recém finalizada, que integra o roteiro turístico “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho”, ligando a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari. Segundo o governador, caso não haja recursos federais para a obra, que consiste, além da camada asfáltica, na reconstrução de toda a faixa de encosta, o Estado deverá arcar com todas as despesas.

Capivaras tentam se salvar durante o temporal, próximo ao Arroio Barracão

Eventos suspensos

Em virtude das fortes chuvas diversos eventos do final de semana foram cancelados:

  • Chegada do Noel na Aurora
    A chegada do Papai Noel na unidade Vale dos Vinhedos da Cooperativa Vinícola Aurora, que seria realizada sábado, 18, foi cancelada. Até o fechamento desta edição não havia informações sobre a nova data.
  • Viene Vivere La Vita
    O 5º Vieni Vivere la Vita Festival, em Monte Belo do Sul, também foi cancelado. Também ainda não está definida nova data para esta edição.
  • Revoada Aero Geo BG
    O evento Revoada Aero BG, promovido pelo Aeroclube de Bento Gonçalves, foi adiado para o dia 2 de dezembro, sábado, com a mesma programação
  • Bota para Correr Vale dos Vinhedos
    As provas do Bota Pra Correr Vale dos Vinhedos, que aconteceriam no sábado, 18, também foram suspensas. Ainda não há nova data para realização do evento.
  • Domingo na Praça e Palco Cultural
    O Domingo na Praça e o Palco Cultural, na Praça Achyles Mincarone, foram cancelados. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves, ainda não há nova data para realização do evento.