Está proibida a venda de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina, sem receituário médico. A informação foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira, 23. A decisão é da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e visa impedir a compra dos medicamentos que, mesmo sem comprovação científica, são divulgados como potencialmente benéficos no combate ao novo coronavírus.

Além disso, a resolução que impede a venda sem receita, visa garantir estoque dos medicamentos para a utilização no tratamento de outras doenças, como é o caso da malária (cloroquina e hidroxicloroquina); artrite reumatoide, lúpus e outras (hidroxicloroquina); doenças parasitárias (nitazoxanida) e tratamento de infecções parasitárias (ivermectina). 

Segundo o documento da Anvisa, com a mudança nos protocolos, a compra dos medicamentos em farmácias e drogarias será permitida apenas mediante apresentação de receita médica em duas vias. O documento terá validade de 30 dias, a partir da data de emissão e só poderá ser utilizada uma única vez.

Foto: Diego Vara / Reuters / Divulgação