Prefeito de Garibaldi garantiu a indicação ao obter 81 votos de prefeitos e vices do MDB gaúcho

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) divulgou, na terça-feira, 15, que o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, foi o escolhido para assumir a presidência da Famurs. A decisão foi tomada após eleição interna da sigla. Também disputou a indicação do partido o prefeito Rafael Mallmann, de Estrela, que recebeu 71 votos.

A eleição que irá ratificar o nome de Cettolin para o comando da Federação no biênio 2018/2019 acontece no dia 17 de maio, na sede da Famurs, em Porto Alegre. A posse da nova diretoria será realizada no dia 5 de julho, durante o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O mandato será de um ano.

A indicação de Cettolin obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Segundo partido com o maior número de prefeitos eleitos em 2016, o MDB obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2018. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) completam a lista. O Progressistas (PP), que elegeu mais prefeitos na última eleição municipal, foi representado por Salmo Dias de Oliveira, que está a frente da Prefeitura de Rio dos Índios. Salmo iniciou seu mandado na Presidência da Famurs em 6 de julho de 2017.