Para celebrar o Dia dos Avós, comemorado amanhã, 26 de julho, uma avó apaixonada por suas netas

Uma mulher guerreira, cheia de determinação, e vontade de ser ainda mais feliz. Cheia de amor e disposta a ajudar a construir um futuro ainda melhor para suas netas. Assim é a mãe e avó Anita Marcolin: uma pessoa que sorri com os olhos e que, sem dúvidas, está sempre à frente, querendo e tentando fazer acontecer. Cheia de sonhos, esta mulher, que completa 70 anos na segunda-feira, 27, é natural de Fagundes Varela e revela que sua infância foi repleta de aprendizado e de muito trabalho. “Durante toda a minha vida trabalhei na roça: acompanhava meus pais e meus avós nos afazeres”, recorda.

Mudou-se para Bento Gonçalves aos 23 anos, já casada com Silvio Marcolin, e mãe de primeira viagem. “Tínhamos uns amigos que aqui residiam e falaram que por aqui tinha trabalho. Após um tempo, saímos de nossa terra natal e viemos para cá, mais precisamente na Linha Paulina, onde resido até hoje e criei fortes raízes. Fui casada por quase 50 anos com meu esposo, que faleceu recentemente”, lembra.

Apesar de sempre ter trabalhado na roça, trabalhando com parreiras, há alguns anos optou por dar um passo a mais em sua história. “Não foi um sonho, mas, na época, sentimos a necessidade de colocar algo a mais para complementar a renda. Vimos esta oportunidade e a abraçamos”, pontua. Biscoitos, massas, lasanhas, capeletti, entre outros, são produzidos na agroindústria de farináceos da família. “Tenho há, aproximadamente, 15 anos a agroindústria. Gostamos de prezar pela qualidade e não pela quantidade e vendemos, já, em muitas Fenavinhos e em outros locais do município”, salienta.

Ser mãe e avó

Anita é mãe de três filhos: Leonilso, Melisse e Marilice e avó de cinco netas: Maria Eduarda – que mora no Tocantins-, Luiza, Isadora, Giovana e Sofia. Para ela, ser mãe é especial, porém, ser avó é de um sentimento imprescindível. “É uma alegria ter um filho, mas, criar e compartilhar a vida com um neto é diferente. Não sei explicar direito a sensação, mas é uma alegria muito forte em meu peito. Para os avós, sempre falo para que procurem curtir os momentos juntos aos seus familiares”, revela.

Ela ensina, às suas netas, assim como ensinou aos seus filhos, alguns valores primordiais e que devem ser levados para a vida. “Valorizar o que a gente faz, respeitar uns aos outros, ajudar sempre que necessário e, acima de tudo, ser honesto”, esclarece.

Com as netas, gosta de fazer muitas atividades. “Fazer o serviço de casa, elas me ajudam desde pequenas na agroindústria, jogamos cartas, fizemos crochê e tricô. Tudo que puder ensinar a elas, ensinarei”, frisa.

Quem percebe este carinho e dedicação para com as netas, são os integrantes da Clínica Sorrivida, onde Anita faz atendimento odontológico. “A Dona Anita é nossa paciente há muitos anos, assim como seu esposo também era. Fizeram muitos trabalhos odontológicos conosco e estes atendimentos profissionais acabaram virando em uma amizade muito respeitosa. Quando chega nas consultas, sempre conversamos com ela e orgulhosamente fala das netas que, hoje, acabaram virando sua companhia diária. Dona Anita é uma pessoa iluminada, sem dúvida, sempre de bem com a vida, muito batalhadora, trabalhadora e nunca reclama de cansaço. Sentimos muito a perda do seu esposo, pois os dois eram muito parceiros e juntos cuidavam com muito amor do trabalho e da família”, pontua Rose Munari.

Favoritos

O que mais gosta de fazer: De estar na horta, cuidar das minhas flores, organizar a minha agroindústria;
Viagem inesquecível: para Porto Seguro, acompanhada dos meus filhos e algumas netas;
Música que marcou sua vida: uma que não esqueço é a “Mamãe, mamãe”, do Tonico e Tinoco. Minha mãe ouvia todas as noites. Marcou a minha infância e adolescência.