O andamento do pedido para cassação do mantado de Moacir Camerini (PDT) deverá ser votado pelos vereadores durante a sessão da próxima segunda-feira, 21. No dia, será decidido se haverá, ou não, a criação de uma Comissão Processante, que analisará a denúncia apresentada pelos vereadores Jocelito Tonietto (PDT), Gilmar Pessutto (PSDB), Idasir dos Santos (MDB), Volnei Cristófoli (Progressistas) e Anderson Zanella (PSD). A denúncia foi protocolada na sexta-feira, 11, e aceita pelo presidente da Casa, Rafael Pasqualotto (Progressistas) na segunda, 15.

O documento está baseado no relatório final da CPI, que apontou Camerini como o responsável pela disseminação de notícias falsas e “memes” de autoridades do município. Conforme o texto, os vereadores consideram que Camerini violou o decoro parlamentar, infringindo o artigo 7º, inciso III, do decreto de lei 201/1967, que possibilita o pedido de cassação do mandato. A denúncia foi feita com base no relatório final da CPI, que acumulou supostas provas de que Camerini disseminava notícias falsas e “memes” de políticos municipais.

Conforme o regimento interno, os denunciantes ficam impedidos de votar durante a apuração da denúncia. Em seus lugares, serão admitidos os suplentes, sendo eles: José Lerin, José Gava, Cascão, Tiago Fabris e Carlos Pozza. Existe também a possibilidade de retorno dos vereadores Amarildo Locatelli e Eduardo Virissimo, que atualmente atuam em secretarias do Governo Municipal.

Procurado pela reportagem na última semana, o parlamentar ressaltou que estava convicto de que o ocorrido não passava de uma perseguição política. O vereador disse ainda que todo o processo estava atrapalhando o seu trabalho.

Outro pedido de cassação no início do mês

No dia 4 de outubro, um pedido de cassação contra Camerini já havia sido protocolado por Silvanio Waikowski. O documento baseava-se no decreto-lei 201/67, art. 5, que garante que qualquer cidadão pode efetuar denúncia de cassação a prefeitos e vereadores. A solicitação é feita com base nas acusações do que aponta o relatório da CPI.