O agravamento da pandemia de covid-19 na região de Caxias do Sul fez a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) alterar o chamado Plano de Ação Regional, que norteia as diretrizes dos municípios para evitar a disseminação da doença. De acordo com a entidade que representa os municípios, as alterações das medidas foram definidas na quinta-feira, 24, pelo Comitê Técnico da entidade e foram apresentadas ao Gabinete de Crise do Governo do RS.

Entre as mudanças está a alteração do horário de funcionamento de bares e restaurantes que poderão receber clientes até às 22h e encerrar os atendimentos às 23h59min, priorizando o sistema de reservas online para evitar a aglomeração de pessoas na parte de fora do estabelecimento. Lojas de conveniência dos postos de combustíveis também não poderão funcionar após às 22h.

Outra mudança no plano faz referência à limitação de público em eventos e shows. Agora, caso os municípios autorizem a realização, só será permitida a presença de 70 pessoas, mediante assinatura do termo de responsabilidade sanitária. Serão exigidos os termos em competições esportivas e de eventos infantis, sociais, de entretenimento, corporativos, feiras, teatros, cinemas, casas de espetáculos e de shows. O transporte coletivo também deverá observar o limite de ocupação permitido, que é de 60%.