Previsão é que os locais comecem a fixar o selo a partir da segunda quinzena de maio, após visita da Secretaria Municipal de Turismo

Grande propulsor de Bento Gonçalves, o turismo é um dos destaques da economia na cidade. Pensando nisso, o Comitê Pró-Turismo Bento, integrado por entidades do setor privado e pela prefeitura, se reuniu para pensar ações e criar planejamentos para fomentar a esfera neste momento de pandemia. Um deles foi o selo “Ambiente Limpo e Seguro”, apresentado à comunidade em transmissão ao vivo pelo Secretário da pasta, Rodrigo Ferri Parisotto, prefeito Guilherme Pasin e pela presidente do Bento Convention Bureau, Gabrielle Rodrigues, na terça-feira, 12.

A certificação contemplará empresas que assegurarem o cumprimento de requisitos de higiene, limpeza e todos os cuidados necessários que garantam a segurança. “Uma das primeiras ações que o grupo entendeu ser muito importante é que, devido ao coronavírus, as pessoas não sabem ao certo quais locais estão preparados para bem atender”, destaca Parisotto.

A partir de critérios necessários para a obtenção do selo, construídos com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, e com orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS), um protocolo interno foi encaminhado aos 207 empreendimentos que possuem Alvará Turístico no Município. O reconhecimento será dada após a visita da Secretaria de Turismo (Semtur) aos estabelecimentos que cumprirem todos os itens.

Foto: Franciele Zanon

A previsão é que os locais comecem a receber a certificação a partir da segunda quinzena de maio. O programa permanecerá com visitas frequentes, garantindo a manutenção dos cuidados, podendo o estabelecimento perder a indicação caso não cumpra as exigências.

Serão entregues selos adesivos, cartazes de orientações para áreas de circulação comum e de lavagem das mãos para ser colocados próximos aos banheiros, e outro sobre a capacidade de atendimento. Além de um modelo de orientações a locais que atendem sob reserva e também uma tabela de monitoramento, sendo uma forma de controlar a temperatura e possíveis sintomas dos funcionários. “Acreditamos que isso possa dar um bom resultado de segurança tanto para o empreendedor e seus colaboradores quanto para quem visita”, sublinha o Secretário.

Na live, o gestor do turismo salientou que Bento vem lutando para conquistar espaço no exterior, porém com a pandemia há ainda mais dificuldades. “No cenário atual temos linhas aéreas comprometidas, problemas descompassados nos países. Então, precisamos mostrar para as pessoas que, com cuidado e todos comprometidos, podemos manter o turismo funcionando”, sustenta.

O Comitê Pró-Turismo Bento é formado pela Semtur, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Bento Convention Bureau e rotas turísticas Vale do Rio das Antas, Caminhos de Pedra, Cantinas Históricas, Vale dos Vinhedos e Encantos de Eulália.

Foto: Franciele Zanon