Proprietários que optarem pelo pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 em dezembro pode reduzir o valor do tributo em até 28,06%

Esta quinta-feira, 28 de dezembro, é o último dia para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores com descontos mais vantajosos para os contribuintes. Isso porque quem quitar o tributo até amanhã tem 6% de desconto e não incorrerá na variação da Unidade de Padrão Fiscal  (UPF/RS) – que pelos índices inflacionários deve ficar em 4,53% –, gerando uma redução potencial de 10,53%.

Além disso, há os descontos de Bom Motorista, que podem chegar a 15%, e Bom Cidadão, com até 5% de redução no valor. A soma de todos os descontos máximos pode representar uma redução de até 28,06% para o pagamento em dezembro. A taxa de licenciamento e a multa podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

O tributo pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) do Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil. É possível também fazer o pagamento pelas lotéricas da Caixa Econômica Federal e por Pix. Basta o cidadão consultar no site ou no aplicativo do IPVA/RS, onde será gerado o QR Code, e pagar em mais de 760 instituições relacionadas.

Fique atento

Fique atento para endereços falsos e golpes na internet. Acesse apenas o domínio oficial da Receita Estadual. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA e os sites verdadeiros do governo e da geração do QR Code para pagamentos Pix estão no domínio – rs.gov.br/

Antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas. São elas:

Nome: Ipva Sefaz/RS
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Bco do Estado do RS S.A
Endereço: Av. Mauá, 1155, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90030080, Bco do Estado do RS S.A.

Mais informações no site da Receita Estadual.

Alíquotas do IPVA no RS

3% – automóveis e camionetas
2% – motocicletas
1% – caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.

  • Frota total do Estado 2023: 7.587.889
  • Frota pagante de IPVA: 52,8%
  • Frota isenta de IPVA: 47,2%