Em uma cerimônia na EMEF Caminhos do Aprender, foi entregue a medalha de prata da Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras ao estudante Pedro Henrique Mazurkevicz. O menino, que está no nono ano do Ensino Fundamental, participou da segunda edição do concurso, em 2023, obtendo destaque na competição.

Por gostar de matemática, o jovem buscou desafiar-se e garante que o resultado permite que ele siga buscando novos conhecimentos. “Fiquei muito feliz e orgulhoso por ter conseguido chegar lá, e agora mais confiante para seguir estudando. Gosto muito de Matemática e posso ir além, quero continuar estudando depois do nono ano”, garante.

Na ocasião, também foram homenageadas as professoras Elisa Ariotti, Fernanda Nardini Tecchio e Bruna Stail, que receberam distinções da organização do evento e foram homenageadas durante o Congresso de Educação pela sua atuação junto aos alunos e na rede pública de ensino no âmbito da Matemática. 

A diretora do educandário, Gisele Picolli, ressalta como a inclusão precisa fazer parte do cotidiano e da agenda que proporcione oportunidades equânimes. “A inclusão abrange a ideia de proporcionar igualdade de oportunidades e tratamento justo para todas as pessoas, independentemente de suas características individuais. Nesse sentido, buscamos sempre meios de oportunizar aos nossos alunos o acesso e participação em competições científicas, literárias e culturais”, explica.

Por meio de planejamento e esforço em conjunto, os resultados exitosos trazem visibilidade e reconhecimento para a comunidade surda. “Acreditamos que a condecoração do Pedro Henrique mostra que a Escola está colhendo os resultados de um trabalho conjunto: equipe diretiva, professores, funcionários e alunos. Por ser uma escola especial, a condecoração dá visibilidade a toda a comunidade surda de Bento Gonçalves que, por vezes, é invisível para os ouvintes. Mostra também à comunidade surda, as possibilidades para além de suas limitações”, destaca a diretora.

Sobre a Olimpíada

Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras) é a primeira e única competição científica de âmbito nacional completamente em Libras, Língua Brasileira de Sinais. A prova é anualmente oferecida em escolas públicas e privadas com alunos surdos em todas as regiões do Brasil. Os alunos recebem acesso a uma plataforma com as questões gravadas em vídeo em Libras, elaboradas por professores surdos e ouvintes.

As provas são divididas em duas categorias: Ensino Fundamental, direcionado a alunos do sexto ao nono ano e Ensino Médio, da primeira a terceira série.

Foto: Divulgação/SMED