Heloisa Salvi, Eduarda Merlini e Bruna Portela, alunas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa, conquistaram o primeiro lugar no HackaTechê 2024, evento que tem por objetivo valorizar as práticas de professores e alunos junto as soluções em tecnologia e sistemas de inovação. A premiação ocorreu na tarde de quinta-feira, 21, durante o South Summit Brazil, em Porto Alegre.

Orientadas pela professora Luciana Penteado, o trio de estudantes disputou os prêmios com outros 250 projetos de escolas que integram a rede estadual de ensino. A proposta vencedora tem como objetivo auxiliar alunos das séries iniciais que possuem dificuldade para leitura e escrita, provocados pela pandemia de covid-19, já que durante muito tempo, crianças precisaram ficar em casa em decorrência da suspensão das atividades nos educandários.

O conteúdo integral do site foi concebido pelo trio de estudantes em 2022, que contou com o suporte essencial de uma equipe multidisciplinar composta por uma psicóloga, uma fonoaudióloga e professores da instituição escolar. Durante os testes realizados, a eficácia do projeto foi devidamente validada: uma criança que enfrentava dificuldades de aprendizado foi alfabetizada com sucesso através da metodologia desenvolvida por Bruna, Heloísa e Eduarda.

De forma gratuita, a plataforma intitulada como  ALPHA Betizando é aberta a todas as pessoas, contendo também um espaço direcionado a professores.

Além de troféus, as integrantes da Equipe Alpha receberam uma viagem para o South Summit Espanha, que acontece em Madri, de 5 a 7 de junho.

Foto: Escola Elisa Tramontina / Reprodução