Comitê avaliador parabenizou a escola municipal pelo impacto positivo causado pelo projeto. De quatro mil propostas inscritas no Brasil, 350 farão parte do banco de boas práticas na educação brasileira

A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline recebeu distinção nacional por um projeto. Desta vez com o ‘Diálogos da Pandemia’, desenvolvido nas aulas de Geografia e Ensino Religioso, ministrado pela professora do ensino médio, Eliana Passarin.

No e-mail recebido esta semana, o comitê avaliador do Prêmio Professor Transformador parabenizou a escola pelo impacto positivo causado pelo projeto. “Excelente prática cidadã e que aborda um problema contemporâneo. Ótimo trato pedagógico. Parabéns aos envolvidos! Você já pode usar o selo de professor transformador”, salienta a mensagem.

Dos mais de quatro mil projetos inscritos no Brasil, 350 receberam o selo e farão parte do banco de boas práticas na educação brasileira. Agora, estão sendo direcionados para a etapa final da premiação. Dentre os temas debatidos, todos têm relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No projeto ‘Diálogos da Pandemia’, auxiliado pelas tecnologias da informação e comunicação, por meio da plataforma Google Meet, foi realizado um encontro com alunos falando dos desafios e possibilidades da educação durante a pandemia. Além disso, foram discutidos assuntos como racismo, fake news, cultura de paz, sustentabilidade, cyberbullying e planejamento urbano. Os estudantes puderam debater com convidados da cidade, do país e do exterior.

A professora Eliana destaca que foi um momento muito importante para diminuir a distância provocada pela pandemia e as aulas de forma remota. “O feedback que tivemos dos alunos foi o melhor possível. Agradeço à equipe diretiva da escola pelo apoio e incentivo para realizar os projetos e aos convidados, que aceitaram o desafio de dialogar com nossos alunos, protagonistas principais desse projeto”, destaca a educadora.

Para a direção do educandário, a sensação é de entusiasmo e alegria com a notícia de mais um prêmio, colocando a escola sempre no foco das boas ações pedagógicas e dignificando a educação pública municipal. “Ficamos muito honrados com mais este prêmio, em especial pelo trabalho desenvolvido pela professora Eliana e seus alunos. Há anos, nos destacamos em premiações nacionais e internacionais, fazendo com que nossa escola, nos seus 80 anos, comemore cada um desses conquistas. A premiação é nossa, mas o mérito é todo de nossos professores e alunos. Parabéns, Aveline”, comemora o diretor, Márcio Pilotti.

80 anos de história

Em 6 de março de 1942 foi inaugurada, em Bento Gonçalves, uma das mais importantes instituições de ensino local: a 13ª Aula Municipal Campos Sales, hoje chamada Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline. No início do mês, dia 6, o educandário comemorou seu 80º aniversário.

Foto: Thamires Bispo