Na última segunda-feira, 7, a cerimônia de celebração das oito décadas da escola municipal reuniu ex-diretores, professores, funcionários, alunos e autoridades do município

Em 6 de março de 1942 foi inaugurada, em Bento Gonçalves, uma das mais importantes instituições de ensino local: a 13ª Aula Municipal Campos Sales, hoje chamada Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline. Na última segunda-feira, 7, a celebração do 80º aniversário do educandário foi um momento que reuniu ex-diretores, professores, alunos e autoridades do município, com direito a discursos emocionados, lembranças comoventes e um bolo caracterizado com cores e símbolo da escola.

Da educação infantil ao ensino médio, 950 alunos passam pelas salas e corredores do Aveline todos os dias. Além deles, 90 professores trabalham em prol de formar bons cidadãos e estruturar o futuro da Capital do Vinho e de toda a região. Também prestigiaram o evento os funcionários que contribuem para o bom andamento dos turnos escolares.

A secretária de Educação, Adriane Zorzi, em seu discurso, afirmou que a escola carrega uma história construída por todos os estudantes, ex-alunos e familiares. “Tenho que dizer que vocês, alunos, são privilegiados. Sabemos da quantidade de famílias que buscam uma vaga por saber da qualidade do ensino e do trabalho. Esse desejo de estudar aqui também é importante, mas se deve aos profissionais da educação, cozinha, limpeza, secretaria, coordenação, sala de aula e todos que fazem essa escola ser referência em Bento Gonçalves”, realçou.

Adriane agradeceu o trabalho dos que se empenham diariamente pelo desenvolvimento do educandário. “Cada um de vocês que todos os dias acorda cedo e vêm aqui porque é o seu emprego, mas também porque fazem por amor, pois poderiam estar em outro lugar, em outra escola, em outro serviço”, destacou.

Da educação infantil ao ensino médio, 950 alunos passam pelas salas e corredores do Aveline todos os dias

Por fim, a coordenadora da pasta expressou que seu desejo é que o bolo signifique a comemoração pelos 80 anos de construção, alegria, sonhos e de realização. “Parabéns a cada um de vocês que esteve aqui durante boa parte desses anos, aos que estão aqui hoje e continuam construindo a bela história do Alfredo Aveline. Que a escola possa continuar fazendo história na educação de Bento e muito sucesso aos anos que virão”, finalizou.

Orgulho para Bento

O presidente da Câmara de Bento Gonçalves, vereador Rafael Pasqualotto salientou que conhece a escola pelo lado paterno. “Meu filho está com 17 anos, estudou durante muito tempo aqui. Hoje, ele trabalha, é programador, foi para a área das exatas. Enquanto aqui estudava, fez a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, ficou em terceiro lugar, e isso com certeza em virtude do ensino. Sempre falo, o professor não é inimigo da escola, mas aliado. A família educa, a escola ensina, e nessa parceria é que vamos formando melhor os cidadãos, fazendo um mundo melhor naquilo que nos é possível”, citou.

A filha mais nova de Pasqualotto segue estudando no local. “Sei o trabalho de vocês, por isso vim aqui bater palmas, agradecer e parabenizar os que já fizeram e aqueles que estão com a mão na massa, criando melhores cidadãos para o nosso mundo. Parabéns escola Alfredo Aveline, pelos 80 anos. Nós temos orgulho de ter, em Bento Gonçalves, uma escola como essa”, parabenizou.

Fora do script

O diretor do educandário octogenário, Márcio Pilotti, se direcionou aos ex-diretores, afirmando que compartilha do mesmo sentimento que eles, de que não é fácil administrar uma escola de tal porte. “Alfredo, como dizem, é para os fortes, porque é uma escola com quase mil alunos. São mil famílias e duas mil pessoas, entre pais e mães, que circulam para buscar seus filhos. É grande e vai ser ampliada na nossa obra, com mais 10 salas de aula, auditório, temos ginásio de esportes, educação infantil, agora com duas turmas. Abrimos mais um jardim A pela manhã e um B de tarde”, ressaltou.

Sobre sua gestão, Pilotti garante que ser diretor de uma escola não é só ficar sentado. “O lugar que menos estou é na minha sala, porque sou de circular, estar sempre olhando se está bonito, organizado, é o meu jeito. Quando vim para cá em 2019 foi um desafio muito grande porque o Aveline não estava no meu script. Apenas ouvia falar pelas professoras, pelas escolas, e a minha sobrinha estudava aqui. Fui eleito em 2020 para completar o mandato até 2022”, relatou.

Desde então, segundo o educador, o trabalho tem sido árduo. “Realmente tentei, até agora, colocar a ‘cara do Márcio’. Uma escola organizada, onde os alunos têm uniforme, postura, projetos maravilhosos. A maioria dos nossos estudantes do 3º ano entram em universidades, passam em federais. Os professores fazem trabalhos admiráveis com os nossos estudantes, desde os pequenos”, mencionou.

O diretor frisou que os professores escolhem a profissão por vocação e que o seu dia a dia é esse. “A gente gosta disso, dessa movimentação. Hoje é só o início das comemorações. Fizemos aniversário ontem e temos o ano inteiro pela frente, trabalhos maravilhosos, gibis, livros, inauguração da galeria dos ex-diretores e vamos culminar com um jantar dançante no CTG Laço Velho, que será dia 8 de outubro”, sustentou.

O momento foi simbólico, conforme Pilotti, por conta da pandemia. “Não podemos juntar todo mundo, como a gente gostaria, mas hoje estamos sendo muito bem representados pelos nossos alunos”, finalizou o discurso.

Investimento na educação

Além das 10 novas salas de aula e da construção do auditório, que deve comportar 160 pessoas, as obras vão ser realizadas em etapas, com espaços também para as secretarias da escola. Ademais, dois novos banheiros feminino e masculino e a ampliação do parquinho serão feitos, e também a pavimentação do estacionamento. No total, o investimento será em torno de R$ 3 milhões.