Associação de Bento Gonçalves atende voluntariamente cerca de 30 famílias

No Brasil, o número de pessoas com Síndrome de Down chega a aproximadamente 300 mil. Apesar de representar cerca de um sétimo da população brasileira, a inserção na sociedade não acontece de maneira espontânea. Buscando mudar esse cenário, a Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD) de Bento Gonçalves desenvolve um trabalho de conscientização, com foco na inclusão e no desenvolvimento integral de pessoas com Down. Atualmente, a associação atende 30 famílias da região.

Entre os serviços oferecidos voluntariamente pela AIDD estão os atendimentos fonoaudiólogo, psicopedagógico e psicomotricista. Além disso, a associação conta com oficinas de dança e de profissões, visando preparar os jovens para a inserção no mercado de trabalho. Ainda, a associação se preocupa em realizar um trabalho voltado aos pais dos jovens com síndrome de down, com grupos que se reúnem mensalmente.

Fundada em 2007, a AIDD se mantém exclusivamente por meio de doações voluntárias. Para dar continuidade ao trabalho já realizado, a associação desenvolve diversas ações para arrecadar fundos, como brechós, jantares e rifas. Fora as famílias já contempladas, existem mais 40 em uma fila de espera, que ainda não são atendidas por falta de verba e de infraestrutura. Um dos planos da associação é ampliar o número de atendimentos. Mas, para que isso ocorra, será necessário a contratação de mais profissionais e de um espaço físico com capacidade para receber mais famílias. Localizada na rua Avaí, 276, no bairro Humaitá, a AIDD convida a comunidade para conhecer as atividades desenvolvidas.

Interessados em ajudar

Banco: Banrisul

Conta bancária: 061762090-5

Agência: 0130

Foto: Kévin Sganzerla/AIDD