A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), participou na última semana da ExpoAgro Afubra, em Rio Pardo. Pelo menos seis agroindústrias do município estiveram também participando da feira. São elas: Vinhos Speranza, Casa Zottis Vinhos e Uvas, Pecantelli- Nozes Selecionadas, Porão do Vale, Gallon Sucos e Geleias Ivani. A Feira tem por objetivo atender as necessidades dos produtores rurais e mostrar as novidades do setor agropecuário, através de manejos, demonstrações práticas, exposição e informação em áreas temáticas: animais, dinâmica de máquinas, agroindústrias, avicultura colonial, dia do arroz, espaço cultural, hortaliças, energias renováveis e viveiro de mudas. O evento ocorreu nos dias 21, 22, 23 e 24 de março e contou com, pelo menos, 475 expositores.

O representante da agroindústria Vinhos Speranza, Alceu Spranza comentou sobre a participação da feira. “Foi a nossa primeira participação na feira, e as vendas foram boas, com bastante público. Foi uma experiência ímpar. Tivemos toda a assistência que precisávamos lá com o pessoal. E com isso só tem a aumentar as vendas e divulgar do produto”.

A Agroindústria Casa Zottis Vinhos e Uvas, representada pelos proprietários Daniela e Juliano Zottis, também participou pela primeira vez da Expoagro Afubra. “Foi uma feira muito movimentada e tivemos um bom resultado nas vendas e acima de tudo divulgamos bastante a nossa região para o centro do Estado. Em nosso estande nós tivemos a visita de vários agricultores de Bento Gonçalves, Monte Belo e Garibaldi”, destaca Daniela.

Rene Cantelli, proprietário da agroindústria Pecantelli, menciona que “ abrimos vários contatos para parceiras futuras e vendas para atacado”.

Márcia Gallon, uma das proprietárias da Agroindústria Gallon Sucos, comentou que “a gente já participa lá há alguns anos e essa foi a melhor edição que a gente participou. As vendas foram bem acima do que a gente normalmente vendia naqueles dias, então não sei se foi em função do calor, que foi bastante quente, mas o pessoal consumiu bastante ali no local, e também levou muito suco para casa”.

O Secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, ressalta que “é importante a participação das agroindústrias nas feiras dentro do Estado, como nessa que foi a Afubra, pois além das agroindústrias divulgarem os seus produtos, acabam divulgando também o município. E com a visita da equipe da Secretaria de Agricultura na feira é uma maneira de valorizar as agroindústrias locais”.

Estiveram presentes visitando a Feira, os servidores da Secretaria de Agricultura, Janquiel Cristofoli, Patrícia dos Santos, Rudinei Heissler e Sabrina Batistelo.

Bento Gonçalves tem sido exemplo e se destacado entre os municípios com maior número de agroindústrias no Rio Grande do Sul, contando com um total de 42 agroindústrias familiares, qualificando o município com o status de Capital Gaúcha das Agroindústrias.