Pequenos empreendedores apresentarão os sabores da Serra Gaúcha aos mais de 200 mil visitantes esperados durante a maior feita multissetorial do país

Cartão de visitas da Serra gaúcha, a farta gastronomia, recheada pelos sabores remanescentes da colonização italiana, tem destaque confirmado na ExpoBento 2018. Em uma iniciativa que valoriza tanto a herança cultural da região quanto o empreendedorismo dos pequenos produtores, o espaço da Agroindústria Familiar promete ter a participação de 40 expositores nesta edição da feira, maior encontro multissetorial do país.

Por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) – uma política pública do Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), os mais de 200 mil visitantes que circulam pela feira multissetorial durante os onze dias de evento podem conhecer um mundo de opções e ainda apreciar delícias como cucas, pães, queijos, salames, chimias, capeletti, licores e muitos outros itens representativos da produção local. Fruto de uma parceria firmada com o Governo do Estado para subsidiar a adesão de pequenos produtores, a iniciativa coloca na vitrine o trabalho das micro-indústrias familiares de bento-gonçalvenses e de municípios vizinhos.

Ampliado com relação à edição anterior da feira, o espaço destaca-se pela significativa contribuição ao fomento da economia, com geração de renda e emprego para a comunidade. “Com essa parceria, garantimos o desenvolvimento dos pequenos empreendedores, que conseguem aumentar as vendas, reforçando o sustento da família, e divulgar seus produtos, muitos deles ícones da gastronomia gaúcha. Ao gerar esse tipo de negócio, a ExpoBento cumpre um relevante papel social na comunidade onde está inserida, retribuindo todo o apoio e acolhida que recebe da população, da iniciativa privada e dos poderes públicos. Estamos fortalecendo um ciclo de retornos positivos que favorece a todos”, sintetiza o diretor geral da ExpoBento 2018, Leocir Glowacki.

Incentivo aos pequenos negócios

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SDR), é uma iniciativa que valoriza o trabalho dos pequenos produtores locais e incentiva seu viés empreendedor, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e social da região.

“A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares é uma importante alternativa de geração de renda no meio rural. Processar e comercializar a própria produção torna as famílias independentes dos complexos agroindustriais. Neste tipo de empreendimento, os agricultores são os protagonistas do processo, passando a atuar em toda a cadeia produtiva. Além disso, promovem a descentralização e a diversificação da produção e o desenvolvimento local, fortalecendo os valores culturais, a sustentabilidade ambiental e oferta de produtos diversificados e de qualidade à população”, explica o secretário da SDR, Tarcisio José Minetto.

O programa apoiará 40 espaços junto a ExpoBento 2018. Atualmente há 20 agroindústrias bento-gonçalvenses inclusas no programa. A iniciativa atenderá, também, pequenos produtores de municípios vizinhos na Serra gaúcha. A participação das famílias na feira é percebida como importante instrumento para agregar valor aos produtos feitos no interior, conforme ressalta o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da pasta, José Alexandre Rodrigues. “No momento em que o produtor se torna agroindústria, recebe o certificado de inclusão no programa estadual e pode aumentar sua renda acompanhando grandes feiras como a ExpoBento”, completa.

Sobre a ExpoBento

Promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a ExpoBento chega a sua 28ª edição entre os dias 7 e 17 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo mais de 400 expositores de segmentos como Moda, Imóveis, Variedades, Automóveis, Agroindústria, Gastronomia, Serviços, entre outros. O horário de visitação será das 18h às 22h30min (segunda a sexta-feira); das 10h às 22h30min (sábados e feriados) e das 10h às 21h (domingos).

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Emerson Ribeiro