Atenta às questões de segurança alimentar e às exigências de rastreabilidade de FLV em supermercados, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) lançará um novo evento, com estreia no dia 28 de maio, para aproximar supermercadistas e produtores rurais de hortifrúti e oferecer soluções de capacitação a toda a cadeia.

Batizado de Agroagas, o primeiro evento ocorrerá na sede do Sicredi de Farroupilha, às 18h de 28 de maio, reunindo diferentes elos da cadeia. Para apresentar seu Projeto de Qualificação de Fornecedores de FLV, o Programa Juntos para Competir (Sebrae/RS, Senar/RS e Farsul) vai detalhar o aprendizado que hoje qualifica mais de 250 produtores rurais em diferentes regiões gaúchas. A Paripassu, gestora operacional do Programa Rama, explicará no encontro suas soluções de rastreabilidade e análises de resíduos em hortifrúti. Concluindo o evento, o corpo técnico da Emater/RS falará sobre seu trabalho de correção de inconformidades com consultorias técnicas a produtores rurais.

A ideia, segundo o presidente da Agas, é oferecer a solução completa em gestão para todos os envolvidos na produção, distribuição e venda de FLVs. “Assim como temos o Agas Jovem, queremos oportunizar que o jovem do campo dê seguimento à atividade de sua família. O setor produtivo gaúcho é referência para o Brasil”, lembra Antônio Longo. O gerente executivo da Associação, Francisco Schmidt, detalha o formato do evento. “Será um coquetel simples, em que reuniremos produtores e varejistas para que conheçam soluções de capacitação. O caminho correto é o produtor buscar qualificação, ter seu produto analisado e rastreado e, em caso de inconformidade, fazer as devidas correções. E são estas as soluções acessíveis a todos que apresentaremos”, explica. O Agroagas de Farroupilha tem inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected].

Fonte: Assessoria de Imprensa Agas