Em vigor desde outubro do ano passado, a revisão da NBR 9050/2015 ainda gera algumas incertezas entre engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil. Para auxiliar o setor a aplicar a norma de maneira assertiva, a AEARV promove uma palestra sobre acessibilidade com o arquiteto Eduardo Ronchetti de Castro. O evento também recebe a mesatenista paraolímpica Rosângela Dalcin que irá compartilhar momentos de sua história e experiência. A palestra “Acessibilidade: conhecendo e aplicando a NBR 9050/2015” ocorre nesta terça-feira, 24 de maio, às 19h, na empresa Meber, em Bento Gonçalves.

Referência em acessibilidade, Eduardo Ronchetti de Castro é formado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie, especializado em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pós-graduado em Design de Interiores pelo IED (Instituto Europeo Di Design) em 2014. Desde 2003, dedica-se a realização de projetos de acessibilidade, promovendo a adaptação de espaços públicos e privados, eliminando barreiras arquitetônicas das áreas de circulação e garantindo o direito de ir e vir a todas as pessoas.

Em sua apresentação, Castro fará uma abordagem completa sobre a NBR 9050/2015. Disponibilizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma apresenta parâmetros técnicos de acessibilidade que devem ser aplicados tanto na etapa de projeto, quanto na construção, instalação e adaptação de edificações, no meio urbano e rural. O documento, que passou por uma revisão que durou três anos, inclui critérios para pessoas com deficiência, mas também pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos, obesos e gestantes, seguindo o conceito de desenho universal.

A palestra “Acessibilidade: conhecendo e aplicando a NBR 9050/2015” é direcionada a associados da AEARV e profissionais do setor. Interessados devem confirmar inscrição pelo e-mail [email protected]. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível. O evento é realizado em parceria com a Ascon Vinhedos com apoio da Meber. Informações pelo telefone (54) 3451.9533.