Após 380 jogos em quase seis anos de trabalho, o técnico Marquinhos Xavier deixou o comando da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). A confirmação foi feita na noite de segunda-feira, 25, pelo profissional e na manhã desta terça-feira, 26, por parte do clube barbosense.

Xavier sai com números significativos. Foi o técnico que mais tempo esteve no comando do clube e obteve 247 vitórias, 65 empates e 67 derrotas. Em termos de títulos, o currículo que era pequeno, de apenas um título paranaense saiu muito vasto.

Em 2015, título da Liga Nacional de Futsal (LNF) e da Série Ouro do estadual. No ano seguinte, levantou a Taça Brasil. Em 2017, conquistou a Supercopa e Copa Libertadores, no Peru. Já em 2018, repetiu o feito, quando em casa voltou a levantar a América e o gauchão. Por fim, neste ano, veio o tricampeonato da competição Sul-Americana.

Foto: Ulisses Castro / ACBF

Além disso, Marquinhos Xavier comandou o time em dois vice-campeonatos mundiais (2016 e 2018), um vice da Taça Brasil (2019) e um segundo colocado do estadual (2016).

Em 2017, o profissional foi convidado e aceitou assumir a Seleção Brasileira de Futsal. Com isso, dividiu a função até este mês, quando a ACBF foi eliminada nas quartas de final da Liga Gaúcha e da Liga Nacional.

Mudanças também no elenco

A ACBF também já anunciou novos jogadores para a temporada 2020. O primeiro nome foi Fellipe Mello, ala esquerdo e que estava no Copagril. Depois, foram confirmados, o ala Jedi, ex-Tubarão e o ala-pivô, Fernandinho, que atuou pela Intelli.

Além deles, outros nomes já estão contratados e devem ser anunciados de forma oficial pelo clube nas próximas semanas. O fixo Jhon (Pato Futsal), o alas Bruno (Joinville), Pedro Rei (Marreco), Richard (Jaraguá) e o pivô Vini (Campo Mourão).

Sobre o técnico, a tendência é que Edgar Baldasso, que atuou com auxiliar técnico nos últimos anos assuma o cargo.