Terça-feira, 28 de Julho de 2026

ÚLTIMA HORA

Ação de inclusão no mercado de trabalho, prefeitura retira 71 pessoas do Bolsa Família em Bento Gonçalves

Programa de busca ativa já encaminhou beneficiários ao emprego e suspendeu cadastros, com apoio de entidades e empresários

Na sexta-feira, 6 de dezembro, Bento Gonçalves registrou um avanço significativo na inclusão social de seus cidadãos, com a retirada de 71 pessoas do programa Bolsa Família. Essas pessoas foram identificadas por meio de uma ação de busca ativa realizada pela Prefeitura, em parceria com entidades locais e empresários, com o objetivo de reintegrá-las ao mercado de trabalho. O programa, que se destina a pessoas em situação de vulnerabilidade social, agora visa dar uma nova oportunidade a homens e mulheres entre 18 e 40 anos para que possam conquistar sua independência financeira.

Dentre as 81 pessoas inicialmente procuradas pela equipe de busca ativa, 71 tiveram seus cadastros suspensos, pois foram consideradas aptas a ingressar no mercado de trabalho. Esse número representa um marco importante no processo de transformação social, evidenciando que muitas pessoas estão prontas para deixar a dependência do benefício e seguir em direção à autonomia.

Além disso, quatro pessoas já foram encaminhadas ao mercado de trabalho, enquanto seis ainda permanecem no programa. O objetivo agora é ampliar o número de pessoas retiradas do Bolsa Família nos próximos meses, encaminhando-as para vagas de emprego em diversos setores da economia local.

Ação de inclusão: busca ativa e oportunidades de emprego

A ação, coordenada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, tem como foco pessoas entre 18 e 40 anos, uma faixa etária que muitas vezes enfrenta dificuldades em se inserir no mercado de trabalho. A busca ativa é uma estratégia para localizar esses indivíduos e, por meio de parcerias com empresas e entidades locais, encaminhá-los para oportunidades de emprego. A ação abrangeu um universo de 2.115 beneficiários do Bolsa Família no município, com foco naqueles que apresentavam maior possibilidade de reintegração profissional.

Colaboração de entidades e empresários

O prefeito Diogo Siqueira, que esteve presente na reunião realizada na última sexta-feira, ressaltou a importância da colaboração entre o poder público, as entidades representativas e os empresários para ampliar as vagas e as oportunidades de emprego. “Precisamos avançar com as ações, e o auxílio de todos é importante para termos mais vagas para essas pessoas e em todos os setores. É um movimento de sociedade, para que possa ser pulverizado nos municípios da região e tenhamos sequência no trabalho no próximo ano”, afirma.

No entanto, Siqueira destaca que o processo está apenas começando. O município planeja expandir a ação em 2025, com o objetivo de alcançar mais beneficiários e criar novas oportunidades de trabalho, seja através da capacitação profissional ou do fomento ao empreendedorismo local. Para isso, o apoio contínuo das entidades e dos empresários será fundamental para garantir o sucesso da iniciativa e o alcance dos objetivos estabelecidos.

Uma resposta

  1. Vocês acreditam nisso?
    Quem faz esse cadastro é a própria prefeitura, se tem algo irregular eles mesmo fizeram, eles são os responsáveis pelo errado. Outra coisa, os empresários estão tendo milhões de lucro, e só olhar os balanço das empresas, e pagam uma miséria de salário. Na mesma linha: Por que não fizeram antes das eleições? Valha-me Deus!! É o cúmulo da
    hipocrisia!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE CONOSCO

Sua marca em destaque para milhares de leitores