Quando solidariedade e criatividade se encontram em um projeto, uma certeza antecipa seus resultados: serão encantadores e surpreendentes. Com essa combinação, a Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves e a empresa Sole Aquecimento iniciaram uma ação diferenciada junto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – a doação de cadernos de desenho para utilização nas atividades de sala de aula.

O material entregue tem uma particularidade: sua capa é branca. Assim, os alunos da entidade poderão personaliza-la com suas próprias criações. Depois, a Sole Aquecimento vai fotografar e imprimir cada uma das capas, organizando uma exposição para mostrar o trabalho desenvolvido. “A exposição será uma forma de mostrarem para a comunidade o que tem sido feito pela entidade. Estivemos, pela primeira vez, realizando trabalhos com a APAE e achamos a experiência muito legal”, comenta Gabriela Jorge, em nome da empresa.

Além de divulgar a atuação da associação, ações como essa geram um efeito muito positivo nos alunos, de acordo com Bernardete Carraro Bertuol, diretora da Escola Educação Especial Mundo Alegre, que faz parte da Apae. “As visitas são sempre uma alegria. Nós ficamos felizes e nossos alunos também ficam contentes. Eles ficaram muito animados com o novo desafio e já estão questionando as professoras sobre a atividade, ansiosos para trabalhar e levar os trabalhos para casa. A mostra promete ser um sucesso”, diz.

O que é a Parceiros Voluntários
A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há 16 anos. Desde a sua criação, em 2000, já beneficiou cerca de 100 entidades e, atualmente, conta com 70 voluntários trabalhando na unidade, atendendo diretamente a 21 instituições locais. Mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias.

Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas as suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. No caso das empresas, a Parceiros Voluntários tem um programa que auxilia no planejamento e execução de ações sociais em benefício da comunidade com a participação direta dos seus colaboradores. As ações variam conforme o interesse de cada instituição: voluntariado individual, reforma de espaços, bingo com idosos, piquenique com crianças, captação de materiais para entidades e caminhadas por causas sociais são alguns dos exemplos. Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.