A tradicional solenidade de abertura da colheita da uva no Rio Grande do Sul reuniu dezenas de autoridades e convidados em Bento Gonçalves na quinta-feira, 18. Tendo como cenário os parreirais da Vinícola Cainelli e muita música típica italiana, executada por gaiteiros e pelo coral Imigrante, composto por cantores da comunidade, o evento contou com a presença de secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, além de representantes da pasta do turismo gaúcho, bem com prefeitos e secretários municipais da região, além do escalão da Administração Municipal de Bento Gonçalves, anfitriã da festa.

O evento, que acontece todos os anos, representa o pontapé inicial para a safra da uva, matéria-prima necessária para a produção de altos vinhos e sucos de uva em todo o estado.

Representando o governador Eduardo Leite, o secretário Feltes ressaltou a importância do culto às tradições, o engajamento comunitário e a união de todos os segmentos públicos e privados na busca de alternativas para amenizar os efeitos provocados pelos últimos acontecimentos climáticos que devem afetar diretamente nos números da produção de uva, que não devem chegar ao que foi projetado inicialmente: 907,6 mil toneladas. A expectativa é de que sejam colhidas pouco mais de 719 mil, ou seja, 20,8% do previsto.

O secretário utilizou a expressão “resiliência” para destacar a pujança do povo serrano para superar desafios. “Desafios vão aparecer sempre, mas a resiliência, a capacidade laboral, a efervescência e a força que parece estar no DNA de cada homem e mulher desta região, vão ganhar”. A Serra é um exemplo a ser seguido e por isso fico encantando quando venho pra cá porque sempre aprendo alguma coisa — discursou. “, afirma.

Em seu discurso, o prefeito em exercício Amarildo Lucatelli evidenciou que o evento é realizado para celebrar o trabalho do agricultor. “Tenho muito orgulho de estar celebrando esse evento aqui, uma localidade em que nasci e me criei, onde trabalhei muito como agricultor, ajudando meus pais. E é especial celebrar essa abertura da Colheita da uva, porque é o que nos motiva a ser o que é Bento Gonçalves. É celebrar todo o trabalho dos nossos agricultores, é evidenciar a nossa região toda, pois temos que pensar de forma unificada, crescer juntos”, disse.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Estadual Guilherme Pasin exaltou a realização do evento. “Vindima é festa. 2023 foi um ano pesado, muito difícil. E em meio a tantas dificuldades, nós nos encontramos ombreando lado a lado, mostrando que é pelo trabalho que a gente prospera, que as coisas acontecem, e pelo desafio superado que avança nossa vida. Pela agricultura é que a gente passa a compreender nossa região. Do trabalho, do cultivo da uva, do produto vinificado, da prosperidade e do trabalho. É por isso que na vindima a gente continua entendendo que festa é, que devemos comemorar e festejar a vida baseada na fé e no trabalho”, garante.

O evento contou ainda com a benção do padre Adelar Zanetti. Após o protocolo inicial ocorreram atividades tradicionais como a pisa das uvas, onde autoridades locais e estaduais participaram do momento, bem como o trajeto pelos parreirais feitos pelo tuc-tuc, veículo utilizado para a colheita das uvas.

Além da abertura da colheita, diversos municípios da região preparam eventos

Na busca pelo fomento do turismo gastronômico, diversas cidades da Serra Gaúcha promovem inúmeros eventos ao longo do período da vindima. Em Bento Gonçalves, a programação foi apresentada oficialmente na semana passada e inicia já neste final de semana com atrações na área central da cidade, como é o caso do desfile temático, marcado para ocorrer no domingo, 21.

De acordo com o secretário de turismo de Bento Gonçalves, Davi Da Rold, até o dia 18 de março, uma gama de programações estão previstas para fomentar o trade turístico, aliado ao simbolismo que a colheita da uva tem para a cidade, também conhecida como a “Capital Nacional do Vinho”.

Na programação do primeiro final de semana do Bento em Vindima estão programadas atividades a partir de 14h, com o Filó Italiano, Pisa da Uva, Bodegão da Fenavinho e Armazém da Vindima. A tarde segue com as apresentações da Orquestra de Sopros de Faria Lemos, Coro Caminhos de Faria Lemos, Inês Rizzardo, e, às 17, tem início o Desfile Cultural. A programação encerra com o show de Beto e Tobias. 

Foto: Silvestre Santos e Prefeitura Municipal