Abertura Democrática

Duvido que alguém imaginaria, lá pelo idos de 1985, que esse estado de coisas iria tomar conta do Brasil com tamanha intensidade, Quando Sarney assumiu, inconstitucionalmente, a presidência da República, seus apoiadores temiam um retrocesso na tal de “abertura democrática”. Sim, muitos estavam apavorados com a possibilidade de que isso acontecesse, depois da morte prematura de Tancredo Neves, eleito indiretamente, pelo Congresso. Um acordão o colocou como presidente e Sarney como vice, “fechado” entre a então ARENA e o MDB. Era imperioso esse acordão para que a “abertura” fosse mantida.

Maniqueísmo total!

Mas, certamente, ninguém previu que uma Assembléia Nacional Constituinte seria eleita, a “toque de caixa”. Foi! E o resultado foi esse que está se vendo há 31 anos. A tal de Constituição “cidadã” permitiu a criação de UM BILHÃO – ou mais – de partidos, com imensa facilidade. Hoje já são 36 e é permitido mudar de partido como se troca de roupa. O Bolsonaro, por exemplo, já trocou OITO VEZES e agora está querendo criar um que possa “chamar de seu”. Foi nessa onda que surgiram PT e PSDB e com eles o início do maniqueísmo político. Mas, não satisfeitos, a politicalha nacional inventou o “nós e eles”, como todas suas consequências nefastas. Hoje vivemos maniqueísmo total e absoluto.

O que fazer?

Certamente, qualquer pessoa deve ter percebido que é absolutamente impossível conviver com a atual Constituição. Mas, para que uma nova Assembléia Nacional Constituinte, composta por pessoas de ilibada conduta moral e ética, totalmente apolíticas, seja criada a esmagadora maioria dos atuais políticos brasileiros precisa ser trocada. Como isso é uma utopia, é melhor que nós, brasileiros – os VERDADEIRAMENTE de bem e do bem – aprendamos a conviver com petistas e antipetistas, mesmo vendo, escancaradamente, que são exatamente iguais, mas que pensam serem diferentes e se atacam mutuamente. Esperemos ONZE, DOZE, TREZE ou mais gerações. Irá mudar, sim!

O caos total

É difícil entender como algumas coisas podem estar tão erradas, mas, mesmo assim, continuarem a acontecer diuturnamente. O nosso trânsito, por exemplo, é um caos total que recrudesce. Que estamos há décadas precisando de um ESTUDO VIÁRIO até os pardais da Praça Dr. Tacchini sabem. Mas, entra prefeito, sai prefeito, entra ano, sai ano, o número de veículos cresce geometricamente e nada é feito. Medidas paliativas, tímidas, que em nada contribuem são aplicadas, mas os grandes problemas seguem intocados.

E problemas são potencializados

Sim, são potencializados por motoristas, motociclistas e pedestres. Quarta-feira, 14h20min, rua Ramiro Barcelos trancada. Motivo: um ônibus urbano estava parado no meio da rua. E por quê? Pasmem, senhores responsáveis! Estava parado esperando que outros TRÊS ÔNIBUS da mesma empresa que, por sua vez, estavam na parada da rua Júlio de Castilhos – obviamente em fila até a Ramiro Barcelos, impediam que esse ônibus parado seguisse e, claro, TODOS os veículos que estavam atrás dele. Alguns reclamaram e viram uma mão para fora lhes mostrando o dedo médio em riste. Há muito tempo isso vem acontecendo e absolutamente NADA é feito. Por que, senhores?

E têm mais…

É uma “gracinha” o que acontece na frente do Shopping Bento. Há uma sinaleira aí. Quem quer entrar ou sair do estacionamento do Shopping ou ao lado da Igreja depende da boa vontade de pedestres. Esses pensam que é sempre a vez deles. Abre a sinaleira e vem outro conflito logo adiante. Uns querem acessar a Rua Humaitá; outros querem seguir e acessar a travessa Moron e outros seguem para a rua Gomes Carneiro. Assistir a tudo isso é uma bela de “se divertir” um pouco. Cansou dali? Então vá até o cruzamento da rua Olavo Bilac com a Dr. Casagrande. Ali se vê o quanto motoristas desconhecem regras basilares de trânsito como a que diz que “quem vem da direita tem preferência”. E há muitos conflitos mais, provocados por nós mesmos. E fechar a rua Marechal Deodoro é a certeza do caos total. Segue o baile…

Novas reformas?

Esta semana – mais uma – foi pródiga em geração de notícias vindas de Brasília. Algumas bem “interessantes”, diga-se, como, por exemplo, mais uma “reforma trabalhista”. Sim, porque a Medida Provisória 905 trás em seu bojo 70% do texto modificações da CLT. Algumas afetam muuuuitoooo bancários e até mesmo a imprensa. A publicização dela, porém, foi feita enaltecendo a “geração de empregos aos jovens”. Logo, logo, a exemplo da “reforma previdenciária”, muito se ouvirá falar. É esperar para ver.

Últimas

Primeira: A Assembléia Legislativa do RS é inesgotável em se tratando de “homenagear”. Depois de Jean Willis, Flávio Bolsonaro e General Mourão, chegou a vez do “véio da Havan” (como é, carinhosamente, chamado pelos bolsonaristas nas redes sociais);

Segunda: Todos os homenageados mereceram a homenagem “pelos relevantes serviços prestados” ao Estado do Rio Grande do Sul, segundo nossos “nobres” deputados. É só aguardar para se saber o que fizeram, mesmo;

Terceira: O vereador Moisés Scussel usou a tribuna da Câmara para defender seu ponto de vista sobre os “honorários de sucumbência” de advogados do município;

Quarta: Scussel protesta contra as “vantagens”. Afinal, quando fizeram o concurso, sabiam das condições, a exemplo dos advogados defensores do Estado;

Quinta: Seria “normal” se quando perdessem as causas, o ônus lhes coubesse, não? Assim, percam ou ganhem, os horários advocatícios SEMPRE serão pagos pelo povo, só que duplamente, já que recebem salários, verbas de representação, verba de alimentação. Muito interessante, não, Vereador Moisés?

Sexta: Sobre a “CONTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA” tenho informações interessantes de extremo interesse público. Ficarão para a semana que vem;

Sétima: Ah, sim, antes que me esqueça: segue o conflito no encontro das ruas Eugênio Valduga e Góis Monteiro, onde o acesso à esquerda é permitido em ambas as ruas, mesmo passando sobre faixa continua e tachões refletivos. Até quando?

Oitava: Amanhã teremos o reencontro de dois gigantes: Grêmio x Flamengo! A ARENA DO GRÊMIO vai sacudir, sem dúvidas. É o jogo da revanche? A conferir!