Criada inicialmente com o nome de Pé Na Bola no ano de 2013, a AAPF (Associação Atlética Progresso Futsal), de Bento Gonçalves, foi denominada também Associação Pé Na Bola Futsal em 2019 e somente em 2021, em função de a sede ser instalada no bairro Progresso desde 2015, passou a ter o nome atual.

Em 2018, os educadores físicos e sócios Bernardo Marini e Norton Correia, compraram a instituição, o que explica a troca de denominações.

Atualmente, Bernardo Marini é o técnico nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17 e Norton comanda as equipes do sub-7, sub-9 e sub-11. Bernardo Marini é também o presidente da associação desde 2019. Alguns pais de alunos integram a diretoria. 

A comissão técnica conta ainda com Dionata Scarzi, que é preparador de goleiros. “A AAPF tem como principal objetivo o ensino do futsal. Temos convicção de que já somos uma referência em Bento Gonçalves. Mas queremos ser mais conhecidos, somos uma instituição nova devido à troca de nome  e temos como objetivo se tornar também uma referência no estado e no país, tanto no ensino do futsal de forma competitiva, quanto no âmbito social e educacional dos nossos alunos”, afirma Marini.

Além da sede no bairro Progresso, a equipe também possui um núcleo no bairro Licorsul, desde o ano de 2019. Entre os dois núcleos da AAPF, atualmente são cerca de 150 alunos, com turmas com crianças a partir dos quatro anos de idade até adolescentes de 17. Em termos de competições, participam crianças a partir dos sete anos, que integram o núcleo competitivo. As crianças abaixo desta faixa etária, integram o núcleo educacional.

No sábado, 3 de julho, a equipe sub-13 obteve classificação para o quadrangular final da Liga Gaúcha, que é a maior competição de categorias de base do estado na modalidade. O triangular semifinal foi realizado na cidade de Lajeado e o quadrangular final ocorre no próximo dia 17, em Teutônia. A AAPF enfrentará equipes de Lajeado, Rio Grande e também de Teutônia.

O time também acumula outras importantes marcas em diferentes categorias: títulos da Copa Ditália, importante torneio regional, nos anos de 2019 pela categoria sub-11 e nos anos de 2018 e 2016 na sub-15, em ambas as ocasiões na série prata. Em 2019, a equipe sub-11 atingiu o sexto lugar na Liga Gaúcha. Em 2021, além de ser finalista na categoria sub-13, é também semifinalista na sub-17 no campeonato estadual. A nível nacional, o time bento-gonçalvense ficou na terceira colocação na Copa do Brasil em 2018 e quarto em 2019, ambos resultados obtidos na categoria sub-19.

Atualmente, a associação se mantém através de projetos do município, patrocínios e também de contribuições. O treinador Bernardo Marini ressalta também o papel social da AAPF. “Nossa política é oportunizar a todos, então mesmo se a criança ou adolescente não tiver condições de pagar, ou comprar o uniforme, a própria AAPF viabiliza isso, não deixamos ninguém de fora. Hoje na associação temos cerca de 25 bolsistas”, salienta.

As inscrições para as equipes estão sempre abertas, segundo o treinador, e podem ser feitas pelas redes sociais da equipe (facebook e instagram) ou pelos contatos: 9 91250203 (Bernardo) e 9 96335996 (Norton).

Fotos: AAPF / Divulgação