Com a vitória no Vôlei de Areia Misto 4×4, a equipe bento-gonçalvense se classificou para o Sul-Brasileiro da modalidade

No último final de semana, 9 e 10 de setembro, ocorreu a Jornada Esportiva Estadual de AABB ’s realizado, em Santa Cruz do Sul. Onde reuniu 50 delegações de diversas partes do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves teve como representante a equipe da AABB Vôlei, onde se destacaram na competição estadual de Vôlei de Areia Misto 4×4 e obtiveram a primeira colocação, classificando-se assim, para o Sul-Brasileiro que será disputado entre os dias 10 e 11 de novembro.

Responsável pela equipe, capitão e atleta, Samoel Sulzbacher Ribeiro, revela que as chuvas e os ventos que ocorreram, durante o torneio, foram prejudicais, mas, apesar disso enaltece a conquista. “Vencer a competição estadual é um sentimento de alegria, os quartetos que enfrentamos eram de nível tão bom quanto o nosso. Durante a trajetória tivemos muitas superações, na primeira fase, pegamos chuva e frio, confesso que jogar com a areia grudando e pesada na bola por estar molhada nos prejudicou um pouco, mas na fase final, o dia estava com sol e podemos desempenhar melhor os jogos. O vento foi um dos fatores que tivemos que superar, pois os jogos acontecem em quadras abertas, logo prejudica bastante a velocidade e tempo de bola”, revela.

Conquistando uma vaga para o Sul-Brasileiro, a equipe da Capital Nacional do Vinho entende que a partir de agora os desafios são outros. “O Sul-Brasileiro reunirá equipes de quatro estados diferentes, isso é desafiador, já que o nível é alto. Por isso temos que nos preparar bem para chegar e conquistar o título”, explica Ribeiro.

A rotina de treinos agora vai ser outra visando a competição regional. “Teremos treinos semanais para que possamos desempenhar e representar nossa cidade em alto nível. Somos atletas amadores, então os treinos intensivos vão nós ajudar muito”, revela.

Para a equipe, um dos principais desafios que encontrarão é a viagem, pois ela vai ser longa e cansativa. “O clima também vai ser um diferencial e vai acabar interferindo, mas nosso espirito em equipe acaba superando as dificuldades que encontramos no meio do caminho”, destaca.

Esse espírito, adjunto a mentalidade vencedora e a força do time são derivadas de anos de amizade. “Nos conhecemos no vôlei de quadra, devido a isso somos companheiros há anos. Por isso que em quadra a amizade vem acima de tudo, no meio do calor de ponto a ponto, acabamos nos desentendo, mas isso faz parte do jogo, no final, a amizade fortalece qualquer coisa”, Ribeiro ainda conta que “o respeito e a conversa sobre jogadas ou estratégias sempre são colocados em prática, assim o grupo obtém um resultado sempre acima da média”, diz.

A possibilidade de uma conquista a nível regional anima o grupo a trabalhar mais. “Um título Sul-Brasileiro seria maravilhoso, caso venha vai trazer muito mais garra para que possamos treinar e seguir com a equipe bem preparada para o próximo desafio. A AABB por si já tem um peso enorme pelo nome, o grupo podendo levar isso a outros estados vai ser inédito”, finaliza.

Retrospecto

O time bento-gonçalvense jogou duas partidas pela fase de grupos, sendo a primeira contra a AABB de Panambi, alcançando a vitória por 2 sets a 0. E a segunda sendo disputada contra a AABB de Caçapava do Sul, vencendo por 2 sets a 0. Garantindo uma vaga para a semifinal, jogando contra a equipe de Taquari e conquistando a vitória por 2 sets a 0. Chegando na final para enfrentar o time de Santiago vencendo por 2 sets a 1 garantindo assim o troféu.