A Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgou nota, alertando sobre a aplicação de golpes envolvendo o nome da instituição. De acordo com a corporação, criminosos estariam encaminhando e-mails fraudulentos que informam a existência de supostas multas. Essas mensagens acabam direcionando o usuário para um site fraudulento, por meio de um QR Code.

Essa, inclusive, é uma estratégia bastante comum usada pelos estelionatários, que costumam usar nomes e siglas de órgãos públicos em e-mails, mensagens de texto e até ligações telefônicas como isca para atrair vítimas.

A PRF esclarece que as notificações de autuações emitidas pela polícia rodoviária não são enviadas por e-mail. Elas chegam pelo Correios e também podem ser visualizadas no Sistema de Notificação Eletrônica, que o motorista acessa por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal.

Caso o cidadão receber algum e-mail em nome da PRF, a orientação é acessar o aplicativo da carteira digital ou site oficial dó órgão, digitando gov.br/prf no navegador de internet, e procurar nesses ambientes as informações sobre as autuações emitidas pela corporação.