Reeleito para mais um mandato, Nairioli Callegaro fala dos desafios em comandar os milhares de adeptos ao MTG

O Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado entre os dias 12 e 14 de janeiro em São Jerônimo, discutiu as diretrizes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) o ano e marcou a reeleição daquele que deverá conduzir a entidade pelo terceiro ano consecutivo. Já na sexta-feira, 12, no primeiro dia do Congresso, já se sabia quem seria o presidente do MTG para 2018, afinal, apenas uma chapa havia sido registrada.

Aos 51 anos, Nairioli Antunes Callegaro, é engenheiro civil de formação. Porém, desde os 18 anos, está envolvido com as questões do tradicionalismo, quando fundou e foi o primeiro patrão do CTG Chimangos, em Porto Alegre, fez dele sua entidade, uma convicção familiar. A eleição com chapa de consenso é a mostra de uma gestão unificadora, que levou o apoio das 30 regiões tradicionalistas. Callegaro falou com o Semanário, avaliando o trabalho realizado ao longo de 2017 e projetando novos desafios do MTG para 2018.

Semanário: 2017 foi um ano de mudanças dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Como o senhor avalia o período?
Callegaro: Avaliamos positivamente. As mudanças às vezes provocam um impacto, dependendo do alcance que desejamos e do universo a ser atingido. Mas num contexto geral tenho a nítida impressão de que tudo que fizemos foi gerado pela expectativa e vontade da grande maioria. Inicialmente surgiram dúvidas, e incertezas foram lançadas, mas com o decorrer do processo as ideias e modelos foram sendo absorvidas e colocadas em prática.

Semanário: Ainda em 2017, o MTG trabalhou fortemente a questão do voluntariado. Pode-se dizer que as metas foram alcançadas?
Callegaro: Diria que de forma efetiva, parcialmente. Devemos considerar nesta questão dois aspectos fundamentais. O primeiro: a execução de atividades voluntárias. O segundo: a capacidade de reabilitarmos a capacidade e entendimento do verdadeiro sentido do voluntariado, aquele feito sem esperar nada em troca, feito pelo comprometimento com a coletividade. Pensando desta forma tivemos um ano que promete muito para os próximos.

Semanário: Neste ano, o senhor foi reeleito para presidir o MTG, pela grande maioria dos votos dos conselheiros. Ao que se deve, na sua opinião, esse número expressivo?
Callegaro: A nossa gestão é voltada para todos, escutando, recebendo sugestões e o que penso ser o mais importante, a capacidade de fazermos junto com a coletividade uma leitura de como o MTG deve voltar a ser um agente social e transformador em nossa sociedade. Buscando o entendimento e união, fazendo um MTG de todos e não de interesse de pequenos grupos.

Semanário: Quais os projetos para 2018? No que o Movimento irá focar? Há alguma área em específico?
Callegaro: Iremos aprofundar esta questão do voluntariado e principalmente despertar a capacidade de pensar e ser atuante de nossa juventude. Que sejam nossos jovens os grandes construtores desta nova história do MTG, nunca esquecendo aqueles de quem herdamos esse Movimento. Este é um aspecto que considero fundamental para a caminhada dos próximos 50 anos do MTG. Existem questões administrativas, financeiras, de sistema operacional sendo implementadas que contribuirão para um melhor funcionamento do Movimento.

Semanário: Em números, nota-se o aumento ou redução na participação de crianças, jovens e adultos nas atividades dos CTGs?
Callegaro: Este questionamento sempre é feito e vejo que cada vez mais o jovem e crianças participam de nosso Movimento. O Acampamento da Juventude foi um dos maiores que o MTG já presenciou. Outros eventos cresceram, em todas as áreas, e o melhor é um crescimento organizado e ordenado, solidificado em valores fundamentais que constituem nosso Movimento.

Semanário: Como o MTG trabalha para auxiliar na manutenção do tradicionalismo nos municípios? Há projetos em andamento?
Callegaro: O MTG é um organismo orientador e organizador, tem um caráter de preservação de nossa tradição, procura exercer uma função de agregador, discutindo junto à sociedade e fazendo valer estes conceitos de uma forma organizada e focada. Ajudando na preparação de novas lideranças e despertando o desejo em participar em cargos e funções gerenciadoras de nossas entidades.

Semanário: Enart e Fecars 2018: há novidades quanto aos maiores eventos que o MTG promove?
Callegaro: São eventos completamente diferentes. O primeiro focado em questões puramente artísticas, que estamos aperfeiçoando através de um novo sistema técnico operacional e de avaliação. O segundo, um evento que traz do campo nossos principais valores de formação e identificação de nossa Identidade Regional. Neste temos o grande desafio de preservar como uma atividade cultural capaz de nos representar através de demonstração de nossos usos e costumes. Basta manter o que estamos fazendo com respeito às nossas origens e nossa cultura.