Sabemos que esta bebida não se reduz a uma questão puramente material, envolve toda a existência, com forte expressão espiritual. Exige, por isso, ritos, tanto na produção como no consumo. Vinho se produz com ritos que envolvem Arte e Cultura. Vinho não se bebe como água. Os enólogos não só depuram seu gosto, seu aroma, sua cor e origem, mas também seu valor nutritivo e suas qualidades terapêuticas. Como bom remédio é tomado sob medida e com critérios, em cálices, que o qualificam para as diversas circunstâncias e o indicam como companheiro inseparável dos diversos alimentos, que compõem uma farta mesa. Serve também para acolher amigos e assim se entreter com eles em animada conversa.

A fermentação de frutas e cereais é de conhecimento milenar. O pão e o vinho, foram parte fundamental da alimentação humana, fonte de energia que amparou o HOMEM, desde os primórdios, na dura tarefa de enfrentar a fome, o frio e o ambiente em que se localizavam.

A História da uva e do vinho se confunde com a história da humanidade. Os Gregos, os Romanos, os Fenícios e os Egípcios foram grandes cultivadores de vinhas e aprimoravam, a qualidade dos vinhos. Dionísio, deus do vinho dos fenícios e Baco, deus do vinho dos gregos e romanos, tiveram suas histórias incorporadas às civilizações e trazidas pela história até os nossos dias.

Segundo artigo publicado pela Wikipédia, “O vinho possui uma longínqua importância histórica e religiosa e remonta diversos períodos da humanidade. Cada cultura contas seu surgimento de uma forma diferente. Os cristãos, embasados no Antigo Testamento, acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo. Já os gregos consideraram a bebida uma dádiva dos deuses. Hititas, babilônicas, sumérias, as histórias foram adaptadas de acordo com a tradição e crença do povo sob perspectivas”.

A importância do vinho é sinalizada pela forte influência que teve nas primeiras civilizações, por tratar-se de uma cultura fixa, transformando tribos de caçadores nômades em locais estáveis, dando início aos primeiros povoamentos.

Segundo historiadores, o vinho inspirou grandes homens, em todas as esferas da arte da música à pintura, grandes artistas enalteceram e regozijaram este líquido tão precioso, e os povos e culturas que utilizavam, da mesma maneira, orgulham-se dos seus produtos da uva e do vinho.

“Concluímos agradecendo a Deus por ter criado a vinha e os homens que a cultivam, com tanto esmero, por sua bondade de propiciar-nos esta deliciosa bebida. Prometemos torna-la para nós fonte de vida e entusiasmos, dentro de uma civilização de alegria, confraternização e amor.”