A FENAVINHO foi a primeira manifestação plena de união e força comunitária deste município, dividindo a história entre o “Antes e Depois da Festa”. Conferiu a todos a identidade “CAPITAL BRASILEIRA DO VINHO”. Nos deu prestígio; nos deu projeção, nos mostrou para o Brasil, para o mundo e sobretudo para nós mesmos.

Ela não foi apenas uma Festa, mas um marco Histórico do Município de Bento Gonçalves e PATRIMÔNIO CULTURAL DA NOSSA COMUNIDADE.

A FENAVINHO foi e é a expressão mais plena do esforço de todos, sem reservas. Empresários, trabalhadores abnegados de todas as categorias, Exército, Padres, paróquias, capelas, homens, mulheres e crianças, todos, enfim, deixaram de lado suas diferenças para trabalhar incansavelmente na preparação da FESTA.

Para compreender melhor o que significou a FENAVINHO para todos nós, é preciso voltar um pouco no tempo. Naquela época, Bento Gonçalves não tinha sequer um acesso asfaltado. Pela primeira vez um Presidente da República veio para abertura do Evento. O Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

O lançamento da ideia oficial de uma Festa do Vinho se deu quando o Colégio Marista Aparecida, estando reunidos com à Associação dos ex-alunos Maristas, juntamente com a Direção da Escola, para planejar os festejos das Bodas de Prata daquele estabelecimento, o Engenheiro Agrônomo Loreno Augusto Gracia sugeriu, como atrativo dos festejos, a realização de um Festival do Vinho, isto no ano de 1965. A ideia mereceu a melhor acolhida dos participantes das diversas reuniões: reuniões que então se realizaram. Porém, a medida que estas se sucediam, os planos iam ampliando a dimensão e logo transferido em âmbito Estadual e por fim Nacional.

Diante do empreendimento, as associações participantes julgaram-se incapazes para realização e resolveram, levar a ideia ao Prefeito Municipal da época, Sr. Milton Rosa, através do Engenheiro Agrônomo Loreno Augusto Gracia e do Irmão Avelino Madalozzo, Diretor da Escola. Neste mesmo ano o município completava o Jubileu de Diamante de Emancipação, o Executivo Municipal acolheu com simpatia a sugestão, tendo convocado para debater a questão, diversos lideres, e presidentes de Entidades, as quais juntas abraçaram a ideia.

Em março de 1965 a Associação dos Ex-Alunos Maristas do Colégio Aparecida, reuniu-se para elaborar a programação do décimo aniversário do Escritório Modelo. Na reunião surgiu a ideia da Exposição Industrial e o Festival do Vinho. Em agosto de 1965, o Presidente viaja repentinamente aos Estados Unidos. A Diretoria Executiva julgou inconveniente a realização da Festa do Vinho, considerando que dificilmente poder-se-ia contar com Verbas Estaduais e Federais. Foi então adiada para o ano de 1967.

VOCÊ SABIA QUÊ… A Primeira FENAVINHO se realizou de 25 de fevereiro à 12 de março de 1967???