Paulo Caleffi aprendeu a cozinhar muito cedo com uma baiana chamada Maria, quando morava no Rio de Janeiro. Após o casamento, continuou aprendendo com a sua sogra, dona Olga que hoje, com 93 anos, ainda ajuda nos preparativos. Caleffi adora fazer comida para grandes grupos e reunir a família para confraternizar. O que mais gosta de preparar são pratos de forno e fogão e também peixes na brasa.

O prato preparado para esta edição da página de slowfood foi um peixe. Como Caleffi trabalha com muita frequência na Amazônia, onde a empresa na qual trabalha tem seus negócios, aprendeu a degustar os pratos típicos daquela região e gosta de prepara-los quando possível. “Existem muitos tipos de peixes e especialmente quatro deles é que servem para uma boa culinária. A sardinha, para fazer frita. O tucunaré para fazer recheado, no forno. O pirarucu, que se faz com molho, mas um deles, bem conhecido é o tambaqui, um peixe que dá até 15 kg, e é muito bom para fazê-lo na brasa, por isso decidi fazer ele”, frisa.

Costela de Tambaqui na Brasa

Ingredientes

Tambaqui inteiro;
Pimentão amarelo e vermelho;
Cebola e tomate;
Alho, limão e sal para temperar.

Modo de preparo

Escolha o tambaqui e corte-o ao meio. Coloque o peixe com a parte virada para baixo e dá uma selada, para tirar um pouco da gordura. Quando começa a escorrer a gordura, tira o peixe e coloca os temperos. Alho, limão e sal a gosto ou com temperos de sua preferência. Pique os demais ingredientes que serão colocados em cima do peixe na grelha: pimentão vermelho e amarelo, cebola e tomate sem sementes, ou com os temperos de sua preferência. O peixe volta para a grelha com a pele do lado do fogo, onde vai permanecer até ficar pronto, tempo de cozimento: 30 minutos. Como se trata de um peixe gordo, o ideal é consumi-lo com batata na água, com um pouco de salsa e azeite de oliva e farofa, que pode ser feita em casa ou comprada.