Novas medidas sanitárias possibilitam a reabertura de igrejas na Diocese de Caxias do Sul para orações; delimitação de espaços nos bancos é uma das mudanças no santuário de Santo Antônio, no Centro de Bento

Com mais de 80% de sua população professando a fé católica, de acordo com o Censo 2010, os fiéis de Bento Gonçalves comemoram a reabertura de igrejas e oratórios a partir desta quarta-feira, 22. Uma normativa divulgada pela Diocese de Caxias do Sul possibilitou as igrejas a se organizarem e reabrirem seus templos durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, o horário seguirá reduzido, como é o caso do santuário de Santo Antônio, na área central das cidade.

Sem missas, os templos estão autorizados a abrirem suas portas apenas para orações individuais dos fieis. Cada espaço poderá receber até 30 pessoas no interior da igreja, que ficarão separadas por fitas de isolamento, numa distância de dois metros, conforme determinam as orientações diocesanas e do decreto municipal.

No santuário, apenas uma entrada estará liberada para o acesso do público. No lugar da água benta, dispensers de álcool em gel 70% para a higienização das mãos. No local, um profissional de vigilância é responsável pelas orientações de acesso e assepsia. Também é recomendado o uso de máscara para a permanência no templo. O horário de visitação ocorre das 17h às 19h.

Para reabrir o espaço, a paróquia contratou uma empresa especializada para realizar a sanitização completa do santuário. Conforme o pároco, Ricardo Fontana, todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde seguirão sendo cumpridas à risca. “Nosso compromisso é com a vida. Acolhemos com muito carinho e sensibilidade os vários recados das lideranças e de muitos fiéis que nos dizem que sentem falta dos momentos de oração aqui no Santuário e também dos Sacramentos, como a Confissão e a Eucaristia. Aos poucos, queremos acolher os fiéis, para que possam rezar e se encontrar com Deus neste momento difícil, que o Ressuscitado nos aponta com  esperança”, salienta.

Missas seguem apenas pela internet e rádio

Apesar da reabertura, as celebrações ainda seguirão sendo realizadas sem a presença da comunidade. Na próxima semana, a Diocese deverá emitir um novo comunicado com novas orientações sobre a situação. Na segunda-feira, 20, o bispo diocesano Dom José Gislon, publicou um documento informando que todas as decisões são tomadas após análise de dados dos órgãos de saúde.

Neste período, a comunidade pode acompanhar, sempre às 18h, a transmissão ao vivo das missas, através do Facebook da Paróquia Santo Antônio. Aos domingos, a celebração é transmitida às 8h30min pelas rádios da cidade e às 18h pelo Facebook.

Paróquias Cristo Rei e São Roque também reabrem seus templos

De acordo com o pároco da paróquia Cristo Rei, Gilmar Paulo Marchesini, a Igreja Matriz Cristo Rei também reabre suas portas a partir desta quarta-feira para a oração individual. O templo, localizado no bairro Cidade Alta estará aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h. Em finais de semana, o local permanecerá fechado. Celebrações podem ser acompanhadas via Facebook, com a transmissão da missa aos sábados, a partir das 18h.

Na paróquia São Roque, a igreja Matriz ficará aberta das 16h às 18h, diariamente. Segundo nota, a lotação máxima permitida será de 30 pessoas. No local, somente serão realizadas orações pessoais. Missas poderão ser acompanhadas pela página da paróquia no Facebook.

Fotos: Ricardo Fontana e Paróquia Santo Antônio / Divulgação