Novo decreto libera atividades esportivas no Estado

A Serra Gaúcha poderá retornar com as atividades de educação física, clubes esportivos e de futebol, além das competições esportivas. Por estar na bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado há mais de duas semanas, um decreto publicado pelo governo do Estado na segunda-feira, 14, permite a possibilidade de volta dos trabalhos. No entanto, para o retorno, é necessário seguir algumas orientações sanitárias previstas em instrução normativa da Secretaria Estadual da Saúde.

Com a nova flexibilização está permitida a presença de 50% dos trabalhadores nos locais. Para academias, centros de treinamentos e estúdios, em regiões com bandeira laranja, o atendimento deve respeitar o distanciamento de no mínimo 10 metros quadrados por pessoa e material individual.

Nos treinos em piscinas, a prática esportiva deverá deverá ocorrer com uma pessoa por raia para a natação e com distanciamento de 10 metros quadrados entre os praticantes.

Nos clubes sociais e esportivos, a prática dos esportes coletivos nas quadras é somente para atletas profissionais, sem público, com intervalo de uma hora entre os jogos e uso intercalado das quadras. As práticas individuais devem respeitar o distanciamento de 10 metros quadrados por pessoa. Está vedado o uso de espaços de entretenimento como churrasqueiras e praças nesses estabelecimentos.

Nos clubes de futebol profissional em disputa no Campeonato Brasileiro 2020 e na Copa Libertadores 2020 será permitida a presença de 25% dos trabalhadores. Treinos e jogos são exclusivos para atletas profissionais e sem a presença de público.

Nas competições esportivas de atletas profissionais será permitido 50% de trabalhadores presenciais, sem público. E outros serviços que se enquadram no segmento esportivo será permitida a presença de 25% dos trabalhadores.