A campanha de vacinação contra a contra a paralisia infantil e o sarampo se encerra nesta sexta-feira, 28 de novembro. A imunização contra a paralisia infantil deve ser feita em crianças com seis meses a menores de cinco anos. Contra o sarampo, em todas as crianças de um ano a menores de cinco anos. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde do município.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil recebeu a certificação de área livre do vírus da poliomielite em 1994. Apesar disso, a doença ainda existe em vários países do mundo, razão pela qual continua sendo necessária a realização das campanhas nacionais de vacinação, a fim de prevenir a reintrodução do vírus no território brasileiro.
Em relação ao sarampo, a Organização Mundial da Saúde tem registrado epidemias da doença em vários países europeus e em alguns países da América. No Brasil, foram confirmados surtos da doença nos estados do nordeste. Geralmente, os brasileiros se infectam ao viajarem para o exterior ou ao entrarem em contato com turistas estrangeiros doentes.As vacinas são gratuitas.