Secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Alves de Mesquita, diz que ações como a Balada Segura e de educação para o trânsito reduziram índice de acidentes no município

A implantação de ações de educação para um trânsito seguro por meio da conscientização dos condutores, e uma fiscalização mais rígida como a Balada Segura que passou a ser realizada a partir de 2013, mudaram sensivelmente os índices da acidentalidade, especialmente na zona urbana de Bento Gonçalves. Quem assegura é o secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita. Segundo ele, atualmente “não se tem mais conhecimento, com a mesma frequência de antes, de gente machucada em acidentes nas noites e madrugadas”.

Mesquita lembra que, inicialmente, houve uma resistência muito forte, inclusive de comerciantes que se sentiram prejudicados por causa da fiscalização. “O que mudou foi a Balada Segura, sem ser a Balada Segura. O que eu quero dizer é que esta é uma forma que serve para a educação e conscientização das pessoas. É a partir desta ação que as pessoas passaram a ir em festas, jantares ou eventos deixando o carro em casa, para voltar para casa em segurança, e é isso que se quer”, garante o Secretário.

Os resultados começaram a aparecer de fato no ano seguinte, 2014. Durante reunião de avaliação, conta, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprovaram os números que apontavam para uma redução drástica dos acidentes de trânsito no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, de cerca de 80 óbitos no ano anterior para apenas um. A equipe da Polícia Rodoviária Estadual (Brigada Militar) também aprovou a intensificação da fiscalização. Na área urbana, “festejamos nenhuma morte no trânsito de Bento Gonçalves naquele ano (2014), no dia 22 de dezembro”.

Mesquita também afirma, mesmo sem ter a estatística em mãos, que aconteceram no máximo duas mortes por ano na área urbana de Bento Gonçalves. Contribuem também para esta queda nos índices de violência no trânsito urbano e até no entorno da cidade, a sinalização que, de acordo com o secretário Mesquita, é muito boa e atende às necessidades dos motoristas. A forma como se estabeleceu o sistema viário de Bento, mesmo com todas as dificuldades geradas pela topografia, com muitos aclives e declives acentuados, também recebe boa avaliação do secretário.

Ele acha que ainda existem dificuldades, especialmente nos horários de pico, mas nada que signifique risco para quem está dirigindo, nem mesmo na área central de Bento Gonçalves onde a movimentação de veículos é mais intensa. “Não é minha área profissional, porque sou advogado e não engenheiro, mas vejo a cidade como sendo bem organizada no que se refere ao sistema de tráfego e trânsito de veículos. Claro que há lugares que não tem como a gente interferir, embora as pessoas entendam o contrário, que é preciso mexer. E outra coisa: a intervenção no trânsito não é uma coisa que não pode ser reavaliada, mudada. Isso se adapta de acordo com a necessidade”, assegura.

Coordenador do DMT também faz análise positiva

O major da reserva da Brigada Militar, Evandro José Flores, atualmente no cargo de coordenador do setor de Políticas Públicas de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) na Prefeitura de Bento Gonçalves, garante: para um município com 83 mil automóveis “o trânsito da cidade se encontra em um patamar aceitável de segurança”. O Coordenador diz que isso é consequência das atividades de fiscalização e de prevenção, além das boas condições da sinalização e pavimentação das vias urbanas. Mesmo assim, assinala, “há espaço para ações de conscientização dos condutores, orientação, fiscalização, aplicação de medidas administrativas e penalidades por parte dos órgãos de trânsito”.

Na opinião do major, “embora indesejável, é comum em municípios do porte e pujança econômica de Bento Gonçalves ocorrer um grande número de infrações de trânsito”. Ele destaca, ainda, que, “salvo raras exceções, as infrações decorrem de ações humanas, por descuidos, vícios ao dirigir ou até mesmo por desconsideração ao que foi aprendido no processo de formação para habilitação e desprezo às normas de convívio em espaço público e à legislação”.

Números

Primeiro quadrimestre de 2019, com danos materiais: 324
Primeiro quadrimestre de 2020 com danos materiais: 302
Redução de acidentes com danos nos primeiros quatro meses deste ano: 6,70%

Importante

Os números da embriaguês ao volante, segundo levantamento do Departamento Municipal de Trânsito:

EM 2019:

121 condutores flagrados dirigindo sob influência de bebida alcoólica
346 recursaram submeter-se ao teste do bafômetro

EM 2020:

33 condutores flagrados dirigindo sob influência de bebida alcoólica nos quatro primeiros meses do ano
121 recursaram submeter-se ao teste do bafômetro

Para saber

O Departamento Municipal de Trânsito de Bento Gonçalves foi criado em 23 de dezembro de 1998.

Desde abril de 1999 integra os sistemas estadual e nacional de trânsito, mesma época em que foram incorporados os primeiros 15 agentes para o serviço de fiscalização.

Atualmente o DMT possui em seus quadros um total de 35 agentes de trânsito.